Eleições no Senado: PDT formaliza apoio a Alcolumbre para presidente da Casa em 2025
Os senadores do PDT anunciaram nesta terça-feira, 3, que vão concordar a eleição de Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) para presidência do Senado em 2025. Os três senadores da legenda – Weverton (MA), Ana Paula Lobato (MA) e Leila Barros (DF) – se reuniram com a Executiva Pátrio do partido nesta terça para fechar a posição.
O PDT é o primeiro partido a formalizar o pedestal a Alcolumbre. A eleição será em fevereiro de 2025, daqui a cinco meses, o que demonstra o caráter antecipado do pregão da legenda.
Segundo a nota do PDT, “a decisão foi tomada tendo uma vez que base a comprovada capacidade parlamentar, de gestão e de liderança do senador Davi Alcolumbre, já devidamente demonstradas em seus mandatos uma vez que presidente da Mansão e uma vez que presidente da Percentagem de Constituição e Justiça”.
“Na visão do PDT, o senador Alcolumbre tem as condições necessárias para dar perpetuidade ao trabalho do presidente Rodrigo Pacheco em manter a autonomia do Senado, preservando a segurança democrática e a simetria entre os Poderes”, completou.
Alcolumbre é o franco predilecto para ser eleito presidente do Senado em 2025. Conta com pedestal tanto entre senadores da oposição, quanto governistas. Ele pode voltar ao função que ocupou de 2019 a 2021, quando apoiou a candidatura do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Lula sanciona lei que permite visitante de crianças aos pais em hospitais