
Americano morre em invasão de Israel ao Líbano, diz família
Um americano de Dearborn, Michigan, foi morto no Líbano em um ataque distraído israelense, segundo a filha do varão, um camarada e a deputado dos EUA que representa seu condado.
O gabinete da deputada democrata Rashida Tlaib disse na quarta-feira (2) que estava em contato com a família de Kamel Ahmad Jawad, acrescentando que ele um palestino-americano constituinte da deputado.
A sua filha, Nadine Jawad, disse num enviado que o seu pai foi morto num ataque israelense no Líbano na terça-feira (1) “enquanto tentava salvar vidas inocentes”. Ela acrescentou que em seus últimos dias seu pai optou por permanecer perto de um hospital para ajudar idosos e deficientes.
“Estamos profundamente tristes com a morte de Kamel Ahmad Jawad e nossos corações estão com sua família e amigos. Sua morte é uma tragédia, assim porquê a morte de muitos civis no Líbano”, disse um porta-voz da Morada Branca separadamente na quarta-feira.
A recente campanha militar de Israel no Líbano matou centenas, feriu milhares e deslocou mais de um milhão de pessoas. Israel diz que tem porquê branco militantes do Hezbollah apoiados pelo Irã.
Jawad estava no Líbano cuidando de sua mãe idosa, segundo o Detroit News. Seu camarada Hamzah Raza e grupos locais de Dearborn também disseram nas redes sociais que Jawad foi morto em um ataque distraído israelense e o chamaram de “um dos humanos mais gentis e generosos”.
A Reuters não conseguiu confirmar as circunstâncias da morte de Jawad.
Washington tem enfrentado críticas pelo seu esteio ao seu coligado Israel, que também está travando uma guerra em Gaza, na qual dezenas de milhares de pessoas foram mortas e quase todos os 2,3 milhões de habitantes do enclave foram deslocados. Dearborn, de onde Jawad era, tem uma grande população árabe-americana.