
DF ganha mais 40 ônibus para rodar Plano Piloto, Cruzeiro e região Norte
DF ganha mais 40 ônibus para rodar Projecto Piloto, Cruzeiro e região Setentrião
Usuários do transporte público do DF passam a descrever, nesta terça-feira (23), com 40 novos ônibus que vão circunvalar nas linhas do Projecto Piloto, Cruzeiro, Lago Setentrião, Varjão, Sobradinho e Planaltina. A entrega dos coletivos ocorreu durante cerimônia na Rossio do Buriti.
A renovação e substituição dos veículos feita desde 2019 coloca o Província Federalista porquê a unidade da Federação com a frota mais novidade do país. Do totalidade de 3 milénio ônibus, tapume de 2.700 foram trocados, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade. O restante deve ser substituído até o final do ano. Trabalho que representa mais conforto para os rodoviários e passageiros, conforme explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
“Nós temos a frota de ônibus mais novidade do Brasil. O Província Federalista pode se orgulhar disso. Por obrigação de contrato, todas as empresas devem, a cada sete anos, renovar os ônibus. Hoje, nós temos uma idade média de quatro anos e meio das frotas. Na Bacia 1, da Piracicabana, a idade média da frota é de dois anos e meio. São ônibus que não quebram, que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos rumor, mais destreza, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte”, avalia Zeno Gonçalves.
Os novos coletivos são convencionais e têm capacidade para 80 usuários, sendo 38 sentados e 42 em pé. Eles possuem a cor prata, com detalhes em verdejante, semelhante aos que já estão em circulação. Aliás, contam com motor Euro 6, que prevê a subtracção de 70% dos poluentes, e são equipados com acessibilidade e elevador para entrada das pessoas com deficiência, com progresso tecnológico e conforto. Atualmente, a Piracicabana opera com 552 veículos.
Para o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a renovação da frota é uma das etapas em que o GDF trabalha na procura de um transporte público com cada vez mais qualidade.
“Traz conforto, economicidade, a questão do meio envolvente também é fundamental, porque é um sistema mais moderno em relação ao uso dos combustíveis. Esse é um interesse que está sendo feito pelo governador Ibaneis Rocha de uma maneira universal, para que a gente tenha ônibus mais novos. O lucro de tempo é a qualidade de vida que a pessoa pode usar em outras áreas, né? Cuidar da família, do seu lazer, etc”, pontua.
Durante o evento, o secretário de Governo anunciou que o GDF vai liberar a primeira lanço dos viadutos do Jardim Botânico e do Riacho Fundo em 8 de agosto e 29 de agosto, respectivamente. Comunicou também que a expansão do metrô em Samambaia está em curso, reforçou a realização da obra da terceira tira da BR-020 e o trabalho para concluir a obra do BRT Sul no trecho que liga o Zoológico ao Terminal Asa Sul (TAS). Aliás, o governo procura um financiamento junto ao governo federalista para troca da frota do metrô.
Novos ônibus
A chegada dos ônibus deixou o motorista Ricardo Cavalcante, de 42 anos, entusiasmado. Ele conduz diariamente milhares de passageiros há 15 anos, sendo 9 anos e meio pela Piracicabana. E sabe mostrar, de cabeça, cada uma das melhorias.
“Os carros são muito sofisticados, com sistema de freio muito evoluído. Eles têm um sistema de segurança na hora do embarque, não afastam do lugar com a porta ensejo, só saem com a porta totalmente fechada. Isso é segurança para o motorista e para o passageiro. A questão do rumor diminuiu bastante, o coche tem mais força, tem a telemetria que está cada vez melhor. A gente tem uma transporte cada vez melhor, favorecendo o conforto do passageiro, que é o principal foco nosso, a qualidade do transporte do passageiro”, enumera.
The post DF ganha mais 40 ônibus para rodar Projecto Piloto, Cruzeiro e região Setentrião
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.