Imperador do Japão chega ao Reino Unido para visita de Estado
BENJAMIN CREMEL
O imperador do Japão, Naruhito, e sua esposa, a imperatriz Masako, chegaram neste sábado (22) ao Reino Unificado, que está em plena campanha eleitoral, para uma visitante de Estado, onde serão recebidos pelo rei Charles III.
Trata-se da segunda visitante ao exterior do par desde a chegada de Naruhito ao trono em 2019.
O imperador, de 64 anos, e a imperatriz, de 60, que aterrissaram no aeroporto de Stansted, começarão sua visitante no domingo e na segunda-feira com compromissos privados. O programa solene de três dias inicia na terça-feira.
O evento principal será um boda no Palácio de Buckingham na terça, que gera especulações sobre uma eventual presença da princesa Kate, esposa do herdeiro do trono, William.
Catherine está em tratamento de cancro e fez sua primeira aparição pública em seis meses no termo de semana pretérito por ocasião das festividades do natalício solene do rei Charles III.
Naruhito visitará o fortaleza de Windsor, e depositará flores no túmulo da rainha Elizabeth II, falecida em setembro de 2022.
O imperador e sua esposa estiveram presentes em seu funeral, assim porquê muitos chefes de Estado estrangeiros.
Para o rei Charles III, de 75 anos, esta visitante de Estado será a terceira que recebe no Reino Unificado desde a sua subida ao trono.
O rei também sofre de um cancro diagnosticado no primórdio do ano, mas retomou seus compromissos públicos em abril.
O imperador nipónico mostrou-se “bastante reconhecido” de que o rei Charles III possa recebê-lo.
Antes de Charles, a rainha Elizabeth II foi anfitriã de dois imperadores japoneses durante o seu reinado de 70 anos: primeiro Hirohito, em 1971, e depois seu rebento mais velho que o sucedeu, o imperador Akihito, em 1998.
Antes de sua viagem a Londres, Naruhito relembrou na quarta-feira momentos pessoais com a família real britânica.
Durante seus dois anos de estudos na Universidade de Oxford nos anos 1980, esteve porquê convidado por alguns dias no fortaleza de Balmoral, na Escócia.
“Tenho lembranças muito boas da rainha ao volante de um carro e quando me convidou para um churrasco […] e do príncipe Philip, que me apresentou [os lugares] em pessoa, conduzindo uma carruagem”, declarou.
No último dia de sua visitante, Naruhito e Masako vão visitar os locais onde estudaram na Universidade de Oxford.