
Botafogo aproveita tropeços de Flamengo e Bahia e assume liderança do Brasileirão
Botafogo aproveita tropeços de Flamengo e Bahia e assume liderança do Brasileirão
O Botafogo ficou somente dois dias no topo da tábua do Brasileirão na rodada passada. Mas agora é o primeiro disposto para valer. Beneficiado por empates de Flamengo e Bahia, o time se isolou na ponta, com 19 pontos, um a maias que os concorrentes, ao espancar o Grêmio por 2 a 1 em Cariacica, neste domingo.
Cuiabano e o bombeiro Júnior Santos fizeram os gols da equipe de Artur Jorge, que jogou desfalcada do centroavante Tiquinho Soares por justificação da morte de seu pai. Gustavinho anotou para os gaúchos, que c Airam para a zona de rebaixamento.
Em campo neutro em Cariacica, o Botafogo sabia que um triunfo poderia levá-lo à liderança – desde que o Bahia tropeçasse em seguida o 1 a 1 do Flamengo com o Athletico-PR. Cônscio disso, os cariocas tentaram dominar as ações em seguida o assobio inicial.
Mesmo sem usar a escalação de quatro atacantes habitual das últimas rodadas por justificação dos desfalques de Jeffinho, machucado, Savarino com a seleção para a Despensa América e Tiquinho Soares, liberado por justificação da morte de seu pai, Artur Jorge prometia um Botafogo ofensivo.
E bastaram nove minutos para a equipe assumir o comando do placar. Belo passe de Marlon Freitas para o lateral-esquerdo Cuiabano comparecer livre e mandar às redes. Por saudação ao ex-clube, o jovem não comemorou.
O Grêmio conseguiu o empate rapidamente, mas. Em contragolpe, o avaliador deu vantagem e Gustavinho pegou a sobra em seguida Lucas Halter não conseguir distanciar para deixar tudo igual. O Botafogo
reclamou de impedimento de JP Galvão, que saiu da esfera e não participou do lance: 1 a 1.
A torcida botafoguense até se inflamou com a notícia de que o Bahia estava perdendo para o Criciúma.
Mas sua equipe sofria para gerar oportunidades, apostando em chutes de longa intervalo sem risco. E a paridade permaneceu até o pausa.
O Botafogo voltou para a lanço final com o atacante Yarlen na vaga do volante Gregore disposto a dar mais sustos no Grêmio, até logo tranquilo em campo. E precisou de poucos minutos para retomar o comando do marcador. Lindo passe de Luiz Henrique e belo gol do bombeiro Júnior Santos, agora com 18 bolas nas redes no ano. Prestou homenagem ao companheiro Tiquinho Soares.
Com contrato renovado até dezembro de 2027, o atacante anotou na frente e foi vital na resguardo ao trinchar de pé recta, em cima da traço, o que seria novo gol de empate gremista, em seguida cabeçada de Gustavo Martins. Logo depois, quem salvou em cima da traço foi o goleiro John, voando em cabeçada de Cristaldo.
O Grêmio buscou a paridade até o termo, mas não conseguiu assestar o claro e acabou amargando mais um tropeço na competição. O Botafogo comemorou a quarta vitória seguida na competição e a liderança isolada.
Confiram a tábua atualzada da série A do Campeonato Brasiliano:
1° Botafogo: 19
2° Flamengo: 18
3° Bahia: 18
4° Athletico: 17
5° São Paulo: 15
6° Red Bull Bragantino: 15
7° Palmeiras: 14
8° Cruzeiro: 14
9° Atlético-MG: 13
10° Internacional: 11
11° Juventude: 10
12° Fortaleza: 10
13° Atlético-GO: 8
14° Cuiabá: 7
15° Vasco: 7
16° Corinthians: 7
17° Grêmio: 6
18° Criciúma: 6
19° Fluminense: 6
20° Vitória: 6
The post Botafogo aproveita tropeços de Flamengo e Bahia e assume liderança do Brasileirão
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.