Crescimento da zona do euro começa a se recuperar lentamente, destaca Fitch

O prolongamento da zona do euro está lentamente começando a se restabelecer, já que o aumento dos salários reais cria um cenário mais favorável aos gastos dos consumidores, conforme evidenciado no mais recente relatório da Fitch Ratings.

O prolongamento do PIB da zona do euro aumentou a 0,9% no terceiro trimestre, em relação ao ano anterior, o ritmo anual mais robusto desde o segundo trimestre de 2023, citou a Fitch.

Os detalhes completos das contas nacionais das quatro maiores economias da zona do euro ainda não foram divulgados, mas os gastos dos consumidores parecem estar dando alguns sinais: o prolongamento do consumo acelerou para 0,5% trimestre a trimestre na França no terceiro trimestre e para 1,1% na Espanha, diz a Fitch.

A sucursal federalista de estatísticas da Alemanha também informou que o consumo aumentou neste trimestre, depois uma queda de -0,2% no anterior, segundo a estudo.

O relatório mostra que a inflação medida pelo IHPC desacelerou para 2% ao ano na zona do euro, enquanto o prolongamento dos salários nominais permanece supra de 4% ao ano.

“Essa combinação está resultando em um aumento acentuado dos salários reais. Com o tarefa ainda em expansão, isso está aumentando a renda do trabalho real das famílias, o que deve ajudar os gastos dos consumidores”, explica a Fitch.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Devotado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá meato para TV e streaming, além de estar presente no envolvente do dedo.

O lançamento será na segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024, às 20h30. Não perdida!



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios