Artur Jorge tenta entrar em seleta lista de portugueses campeões da Libertadores
Contratado em abril, Artur Jorge é um dos responsáveis por levar o Botafogo à primeira final de Libertadores na história do clube carioca. Caso o Glorioso conquiste a Despensa, o treinador entrará para uma seleta lista de portugueses campeões da América.
O oponente do Botafogo será o Atlético, que eliminou o River Plate-ARG. A decisão da Libertadores acontecerá em 30 de novembro, no Estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.
Os portugueses campeões da América
Até 2019, nenhum português havia vencido a Libertadores. O primeiro foi Jorge Jesus, vencedor pelo Flamengo, em cima do River Plate-ARG, na primeira final única da Despensa, em Lima, no Peru.
Em 2020 e 2021, Abel Ferreira comandou o Palmeiras nos títulos da Libertadores. As decisões foram contra Santos e Flamengo, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Montevidéu, no Uruguai.
Antes dos portugueses, Mirko Jozić, nascido na Iugoslávia em 1940, era o único treinador sem ser sul-americano que havia conquistado a Libertadores. Foi em 1991 pelo Pescoço-Pescoço, do Chile.
A campanha dos finalistas
Para chegar à final, o Atlético, líder do Grupo G, eliminou San Lorenzo-ARG, Fluminense e River Plate-ARG no mata-mata. Em sua segunda decisão, o Galo procura o Bi da América em 2024.
O Botafogo iniciou a Despensa nas fases preliminares, passando por Aurora-BOL e Bragantino. Segundo lugar do Grupo D, passou por Palmeiras, São Paulo e Peñarol-URU nas eliminatórias. O Glorioso está na final da Libertadores pela primeira vez.