Eleições em São Paulo: debate morno na Globo tem Nunes na mira e foco em indecisos
No debate de maior audiência desta eleição municipal de São Paulo, realizado nesta quinta-feira, 3, pela TV Mundo, os cinco candidatos à prefeitura usaram o espaço para apresentar suas propostas, mirando os eleitores indecisos, que devem resolver seu voto às vésperas do primeiro vez neste domingo, 6 de outubro.
Comparado aos encontros anteriores, o embate teve um clima mais morno, com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) porquê o principal claro de Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB).
Cada candidato buscou mostrar, no primeiro conjunto — que geralmente tem maior audiência —, o que tem para oferecer ao votante.
O atual prefeito Ricardo Nunes, que abriu o encontro seguindo a ordem de sorteio, usou seu tempo para proteger sua gestão e ressaltar as ações realizadas ao longo do procuração. Nunes ressaltou os R$ 20 bilhões de verba em caixa, reforçando sua responsabilidade pela saúde financeira do município, além de reportar a geração de 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a redução de impostos sobre os aplicativos de transporte, porquê Uber e 99.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB), por sua vez, aproveitou o espaço para substanciar sua imagem porquê o candidato da segurança pública, chamando atenção para suas propostas contra o roubo de celulares na capital.
A deputada federalista Tabata Amaral (PSB) teve 10 minutos seguidos na tela e usou o tempo para criticar o governo de Nunes, classificando-o porquê um “prefeito pequeno” e responsável por uma “gestão medíocre”.
Aliás, Tabata tentou se posicionar porquê uma candidatura viável, destacando o duelo de superar os três principais candidatos, que possuem mais que o duplo de suas intenções de voto, segundo as pesquisas eleitorais.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL) rebateu as críticas de seus adversários sobre sua falta de experiência, destacando sua trajetória política e os feitos de sua vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), além do esteio do presidente Lula. Boulos também fez um exposição voltado aos eleitores descrentes com a política, posicionando-se porquê o “candidato da mudança”.
Último a falar na primeira segmento, o influenciador e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) buscou se apresentar porquê o candidato da antipolítica. Dissemelhante de sua postura nos debates anteriores, Marçal não atacou seus adversários e focou em ressaltar suas propostas. O influenciador prometeu prosperidade para a população de São Paulo.
Material em atualização.