LALIGA pedirá prisão por ofensas racistas em Atlético x Real Madrid
A LALIGA informou que vai denunciar formalmente e pedir a prisão imediata de “instigadores de uma campanha de ódio que procura promover atos racistas e vexatórios” durante partida entre o Atlético de Madrid contra o Real Madrid.
Torcedores atleticanos organizam, por redes sociais, uma campanha com uso de máscaras para poderem insultar o brasílio Vini Jr. sem serem punidos ou identificados.
O Dérbi acontecerá neste domingo (29), às 16h, no estádio Wanda Metropolitano de Madrid, pela 8ª rodada do Campeonato Espanhol.
Segundo a LALIGA, a campanha contra Vinicius Junior constitui o transgressão de incitação ao ódio por conta da raça e tipificada no código penal espanhol “por resultar os fatos aptos a mudar a sossego pública”. A intenção da instituição é também evitar uma “ameaço direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores”.
Campanha contra Vini Jr.
A hashtag #MetropolitanoConMascarilla é um movimento de secção da torcida do Atlético de Madrid para os presentes no estádio Wanda Metropolitano utilizarem uma máscara para tapulhar a boca e, assim, dificultar a identificação de injúrias contra o atacante merengue.
O clima de tensão entre Vini Jr e os colchoneros não começou hoje. Em um jogo da Despensa do Rei da temporada 22/23, torcedores do Atlético penduraram em uma ponte um boneco do atacante brasílio sendo enforcado.
Racismo contra Vini na Espanha
A hashtag traz a possibilidade da ação ser utilizada por alguns torcedores para a realização de gritos racistas durante o confronto. Vale relembrar que o brasílio é objectivo frequente de injúrias raciais no país. Recentemente, torcedores foram condenados por ofensas contra o desportista.
Em entrevista à CNN, Vinicius afirmou que conversou com os jogadores do elenco do Real Madrid e, se houver um ato racista durante alguma partida, a equipe cogita ceder o jogo imediatamente.