Marçal tem 23%, Boulos, 23%, e Nunes 21%, em SP, diz agregador EXAME/IDEIA

O influenciador e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) tem 23% das intenções de voto na cidade de São Paulo, o deputado federalista Guilherme Boulos (PSOL) também possui 23%, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) registra 21%, de contrato com o agregador de pesquisas eleitorais EXAME/IDEIA.

O novo levantamento considera 34 pesquisas divulgadas sobre a corrida em São Paulo. Na verificação com a edição divulgada em 28 de agosto, Pablo saltou sete pontos percentuais e se estabeleceu no primeiro pelotão da disputa. O influenciador está empatado com Boulos, mas, no decimal, Marçal passou Boulos e segue avante do atual prefeito.

Enquanto o influenciador ganha tração, Nunes e Boulos enfrentam uma curva de queda contínua desde junho deste ano, com o deputado do PSOL avante do incumbente.

Quem são os candidatos a vereador em São Paulo nas eleições de 2024; veja os números

Na sequência, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem 11%, uma queda de dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. O tucano segue sozinho no segundo pelotão da disputa.

Em um terceiro pelotão, a deputada federalista Tabata Amaral (PSB) subiu de 6% para 7%, e Marina Helena (Novo) se manteve com 4%. Os demais candidatos, somados, chegam a 11%.

  •  Pablo Marçal (PRTB): 23%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 23%
  • Ricardo Nunes (MDB): 21%
  • José Luiz Datena (PSDB): 11%
  • Tabata Amaral (PSB): 7%
  • Marina Helena (Novo): 4%
  • Outros: 11%

Os dados apontam para um cenário dissemelhante do visto nos últimos meses, em que o protagonismo da disputa se resumia a Boulos e Nunes. Marçal tem desenvolvido entre o eleitorado que votou e apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro, tirando votos do atual prefeito, que tem o escora formal de Bolsonaro.

Enquanto isso, Boulos viu Datena, que é popular entre a parcela mais pobre da cidade, perder secção do seu percentual de votos. O candidato do PSOL, que tem o escora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aposta no desempenho do petista em 2022 e em sua candidata a vice, Marta Suplicy, para ir ao segundo vez.

Debate na TV Jornal em SP: veja horário, onde observar ao vivo e quais candidatos participarão

O agregador serve para harmonizar as curvas das pesquisas eleitorais e mostrar tendências, mas não é uma média ponderada simples dos resultados das pesquisas. O levantamento do IDEIA, realizado no último dia 30 de agosto, contabilizou 34 pesquisas de opinião de voto estimulada para as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2024. Foram contabilizadas pesquisas dos institutos Paraná Pesquisas, Futura Pesquisas, Atlas Intel, Real Time Big Data, Datafolha, Badra, Gerp e Quaest.

O que é um agregador de pesquisa

É um algoritmo que harmoniza as curvas das pesquisas eleitorais e mostra tendências, mas não é uma média das pesquisas. Os agregadores do IDEIA fazem uma “correção” dos dados utilizando o “dyad ratios algorithm”, padrão desenvolvido por James A. Stimson, da University of North Carolina. O algoritmo resolve o problema da falta de regularidade no lançamento de pesquisas ao preencher eventuais lacunas no tempo. O padrão também agrega pesquisas realizadas no mesmo pausa temporal.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios