Tênis de mesa: Calderano bate francês Lebrun e vai às quartas em Paris

Um dos grandes nomes da delegação brasileira em Paris, Hugo Calderano fez valer o nepotismo diante do anfitrião gálico Alexis Lebrun. Número 6 do mundo, o carioca de 28 anos avançou às quartas de final, depois de derrotar Lebrun (16º no ranking) por por 4 sets a 1 (parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3, 11/8).

O brasílico volta a jogar na quinta-feira, 1º, em horário que ainda será definido, em procura de uma inédita vaga na semifinal olímpica. O inimigo será o sul-coreano Woojin Jang.

Nem o espeque maciço da torcida na estádio Paris Sul foi suficiente para impedir a vitória do carioca nas oitavas. O duelo não começou muito para o brasílico. No primeiro set, o gálico esteve melhor e venceu com tranquilidade por 11/3. Hugo devolveu na segunda parcial, vencendo por 11/5. O terceiro set começou com Lebrun na frente. Mas logo Calderano empatou e abriu vantagem, fechando em 11/6 e virando o jogo. A parcial seguinte foi ainda mais tranquila para o brasílico, que se aproveitou dos erros do oponente para vencer por 11/3.

O quinto set começou de maneira parecida com o anterior, com o carioca saindo na frente. Hugo chegou a transfixar 8 a 4, mas o inimigo se recuperou e encostou no placar fazendo três pontos consecutivos. O brasílico portanto pediu tempo e se acalmou. No retorno, conseguiu fechar a parcial em 11/8 e venceu a partida por 4 sets a 1, de viradela.

Com a classificação, Calderano já igualou seu melhor resultado em Jogos em sua terceira participação. Na edição de Tóquio, ele chegou até as quartas de final, quando foi derrotado pelo germânico Dimitrij Ovtcharov. Por coincidência do esporte, Ovtcharov foi eliminado hoje nas oitavas em Paris depois de perder para o gálico Felix Lebrun, irmão mais velho de Alexis Lebrun.

Número 1 do mundo é eliminado

Mais cedo, a competição do tênis de mesa teve uma zebra histórica. Pela segunda rodada, o sueco Truls Moregard derrotou o chinês Wang Chuqin por 4 sets a 1 e avançou para as oitavas de final. A vitória seria normal se o desportista eliminado não fosse o número 1 do mundo, e principal predilecto à medalha de ouro em Paris.

Moregard ocupa unicamente a 26ª posição na lista dos melhores do esporte. Wang estava no mesmo lado da chave de Hugo Calderano, e seria um provável inimigo caso os dois avançassem para a semifinal. Na terça-feira, 30, Wang Chuqin foi vencedor olímpico nas duplas mistas ao lado da compatriota Sun Yingsha.

A China ainda conta na competição masculina com outro desportista, Fan Zhendong, vice-líder no ranking mundial. Os chineses tradicionalmente dominam as competições olímpicas de tênis de mesa. Desde a inclusão da modalidade na edição de Seul, em 1988, foram 32 ouros e 60 medalhas nas disputas.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios