Dorival decide deixar Neymar fora da convocação da Seleção Brasileira; entenda
A percentagem técnica da Seleção Brasileira decidiu não convocar Neymar para os jogos de novembro pelas Eliminatórias para a Despensa do Mundo de 2026. O técnico Dorival Júnior anuncia os 23 jogadores nesta sexta-feira (1), às 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio, para enfrentar Venezuela e Uruguai.
A informação foi revelada pelo Orbe Esporte e confirmada pela Itatiaia. Em 21 de outubro, o atacante voltou a atuar por seu clube, o Al Hilal, da Arábia Saudita, depois 369 dias. Ele esteve em campo por 29 minutos na vitória de 5 a 4 sobre o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, pela Liga dos Campeões da Ásia.
Dois dias antes, Neymar havia sido investigado pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar. E sua recuperação foi aprovada. Um relatório foi enviado ao técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior.
A decisão de não chamá-lo agora tem o entendimento de que ele precisa de mais ritmo de jogo, e que uma viagem ao Brasil neste momento também poderia atrapalhar esse processo de recuperação física e técnica.
Neymar dificilmente seria titular da Seleção, portanto Dorival, em conjunto com a diretoria de Seleções, entendeu que o ideal é que ele mantenha o trabalho desenhado pelo Al Hilal.
O jogador, em conversa com Dorival e com Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF, concordou com o projecto. A projeção é que ele seja convocado para os jogos de março de 2025, quando o Brasil receberá a Colômbia e visitará a Argentina.
Neymar deve desabrochar pouco em campo em 2024. Ele não está inscrito no Campeonato Saudita, e uma troca para colocá-lo só deve intercorrer em janeiro. O atacante pode atuar pela Liga dos Campeões e pela Despensa do Rei Saudita. Seu próximo jogo deve ser na segunda-feira (4) frente ao Esteghlal, do Irã, pela Liga da AFC.
Neymar, de 32 anos, sofreu grave lesão ligamentar no joelho esquerdo em outubro de 2023, em jogo do Brasil no Uruguai pelas Eliminatórias. Ele passou por uma cirurgia realizada por Rodrigo Lasmar, o médico da Seleção. O retorno foi com cautela por decisão do Al Hilal.
Opções para o ataque
Vinícius Júnior, do Real Madrid-ESP, está restaurado da lesão no ombro que o tirou dos confrontos de outubro e será chamado. Luiz Henrique, do Botafogo, se mostrou eficiente e Estêvão, do Palmeiras, deve ser lembrado novamente também restaurado de um problema muscular.
O Brasil vai enfrentar em novembro a Venezuela, no dia 14, em Maturín, às 18h (de Brasília), pela 11ª rodada das Eliminatórias, e o Uruguai, na Redondel Nascente Novidade, em Salvador, no dia 19, às 21h45 (de Brasília), pela 12ª rodada.
“Temos a percepção de quanto o Neymar é importante. E esperamos que nos próximos anos, a partir do momento que ele retornar, possamos ver o quanto a curso dele vai continuar potente. E não interessa se isso será em outubro, novembro ou fevereiro. Ele tem que estar atuando, esperançoso, zerado da lesão”, disse o técnico Dorival Júnior.
O Brasil goleou o Peru por 4 a 0, em 15 de outubro, em Brasília, e chegou à quarta colocação das Eliminatórias, depois dez jogos, com 16 pontos. A Argentina lidera com 22. Os seis primeiros colocados, depois 18 rodadas, se classificam para a Despensa do Mundo de 2026, e o sétimo vai disputar uma repescagem mundial.