
Filho do traficante El Chapo presta depoimento hoje à justiça americana
O rebento do traficante mexicano sentenciado Joaquin “El Chapo” Guzman deve comparecer pela primeira vez a um tribunal dos EUA nesta terça-feira (30), posteriormente sua prisão na semana passada em uma operação dramática na qual entregou o ex-parceiro de seu pai às autoridades norte-americanas.
Joaquin Guzman Lopez foi indiciado em 2023 junto com três de seus irmãos – conhecidos uma vez que “Chapitos”, ou pequenos Chapos – por acusações de tráfico de drogas e lavagem de moeda nos EUA envolvendo sua assunção da liderança do Privilégio de Sinaloa de seu pai posteriormente sua extradição para os Estados Unidos em 2017.
El Chapo, sentenciado por homicídio e tráfico de drogas em 2019, cumpre pena de prisão perpétua em uma prisão de segurança máxima no Colorado.
Guzman Lopez, que tem quase 30 anos, deve comparecer ao tribunal federalista de Chicago. Ele foi levado sob custódia dos EUA na noite de quinta-feira perto de El Paso, Texas, ao lado de Ismael “El Mayo” Zambada, o septuagenário criminado de ser o chefão do tráfico que fundou o Privilégio de Sinaloa junto com El Chapo.
Guzman Lopez enganou Zambada para que embarcasse em um avião no México, dizendo que iriam explorar imóveis no setentrião do país, de conformidade com autoridades dos EUA familiarizadas com a situação. Em vez disso, o avião trouxe os dois homens para os Estados Unidos – onde Guzman Lopez planeava render-se, mas Zambada não.
Zambada se declarou puro das acusações na semana passada no tribunal federalista de El Paso. Seu legisperito, Frank Perez, contestou a versão dos acontecimentos apresentada pelas autoridades norte-americanas. Perez disse que Guzman Lopez “sequestrou à força” Zambada e o trouxe para os Estados Unidos contra sua vontade.
Jeffrey Lichtman, legisperito de Guzman Lopez, recusou-se a comentar a alegado de sequestro, exceto para expressar: “O Sr. Zambada é livre para empregar qualquer resguardo que desejar contra as acusações que enfrenta”.
O México abriu uma investigação sobre os acontecimentos que levaram à prisão.
Um dos irmãos de Guzmán López, Ovidio Guzmán, de 34 anos, foi extraditado do México no ano pretérito e se declarou puro das acusações de tráfico de drogas nos EUA. Os outros dois irmãos indiciados, Ivan Guzmán Salazar e Alfredo Guzmán Salazar, continuam foragidos.
As autoridades dos EUA disseram que os quatro “Chapitos” reviveram o poderio das drogas de seu pai depois que ele foi recluso ao adotar o fentanil, um opioide sintético que ajudou a impulsionar uma epidemia ao setentrião da fronteira.
Compartilhe: