
produções abordam o movimento LGBTQIA+
Dia do Orgulho: produções abordam o movimento LGBTQIA
Em 1969, em Novidade York, uma drag queen chamada Marsha P. Johnson reivindicou direitos
e liberdade para a comunidade
queer durante a Revolta de Stonewall. O incidente marcou a história e o dia 28 de junho ficou definido uma vez que o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Para homenagear o movimento e marcar a luta contra a homofobia, o GPS preparou uma lista de produções que seguem essa temática, entre filmes e séries, para você maratonar nesta sexta-feira.
Confira:
‘Paloma’
O longa acompanha Paloma, uma mulher trans que vive uma vez que namorado e sua filha. Ela trabalha uma vez que agricultora em uma plantação de mamão e está economizando para realizar o sonho de um consórcio tradicional. Disponível no Globoplay.
‘Uma Mulher Fantástica’
Vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a produção retrata Marina, uma garçonete transexual que passa boa secção dos seus dias buscando seu sustento. Disponível no Netflix.
‘Orange Is the New Black’
A série se passa dentro de uma masmorra, com foco nas tensões e amizades dentre detentas e, por vezes, até um relacionamento amoroso ou sexual entre elas. Disponível no Netflix.
‘Euphoria’
Com duas temporadas, a série explora diversos tipos de relacionamento, sendo o principal deles constituído por Rue e Jules, uma pequena trans. Disponível na MAX.
‘Heartstopper’
A história é baseada nos quadrinhos publicados na internet e que, posteriormente, se tornaram uma série de livros de Alice Oseman. A série apresenta Charlie, um aluno que sofre bullying desde que se assumiu gay. Disponível no Netflix.
‘RuPaul’s Drag Race’
No reality show, RuPaul submete um novo grupo de artistas a diversas provas para testar suas habilidades no entretenimento a cada temporada. Disponível no Paramount+.
‘Pose’
A produção explora as vulnerabilidades da comunidade, principalmente sobre pessoas trans. Com três temporadas, a série acompanha Blanca, interpretada por MJ Rodrigues, primeira atriz trans a vencer o Mundo de Ouro de melhor atriz. Disponível no Disney+.
‘Modern Family’
Ganhadora do Emmy em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, a série cômica acompanha três famílias, sendo uma delas formada pelo parelha homoafetivo Mitchell e Cameron, que adotam uma petiz vietnamita chamada Lily. Disponível no Disney+.
‘The Normal Heart’
Ambientado na Novidade York dos anos 1980, a adaptação da peça premiada de Larry Kramer retrata o surgimento do HIV/AIDS visto pelos olhos de Ned Weeks, fundador de um importante grupo de resguardo do HIV. Disponível no Amazon Prime e no MAX.
The post Dia do Orgulho: produções abordam o movimento LGBTQIA+
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.