Mercado de trabalho está conseguindo absorver oferta de mão de obra, diz especialista

O mercado de trabalho brasílio está demonstrando uma capacidade notável de sorver a oferta de mão de obra, segundo estudo do economista Lucas Assis, da Tendências Consultoria.

Em sua participação no programa WW da CNN Brasil, o perito destacou que o cenário atual reflete um aquecimento significativo da atividade econômica no país.

De congraçamento com Assis, o nível de ocupação, indicador que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade ativa, atingiu alguns dos seus maiores níveis recentemente.

“De vestimenta, o mercado de trabalho está conseguindo sorver essa oferta de mão de obra, e o aquecimento da atividade econômica reflete nessa expansão por demanda por trabalho”, explicou o economista.

Mudança na dinâmica do desemprego

O crítico ressaltou uma mudança importante na dinâmica do desemprego no Brasil. Se antes a queda na taxa de desemprego era atribuída principalmente a uma menor procura por trabalho, agora ela se dá majoritariamente pela geração efetiva de empregos.

“Hoje ela se dá muito mais pela geração de tarefa e essa aspiração ocorre por secção dos empregadores”, afirmou Assis.

Esta novidade veras contrasta com o cenário descrito pelo professor José Pastore, mencionado durante a entrevista, que historicamente apontava o trabalhador brasílio porquê um “risco” e não um “ativo” para as empresas, devido aos altos custos e riscos trabalhistas.

A atual feitio do mercado de trabalho sugere uma mudança de perspectiva por secção do setor produtivo, que parece estar reconhecendo cada vez mais o valor do capital humano.

Essa tendência pode indicar um movimento positivo em direção a uma relação mais equilibrada entre empregadores e colaboradores, potencialmente beneficiando a economia porquê um todo.

Os textos gerados por perceptibilidade sintético na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique cá para saber mais.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios