Primeiro estágio de foguete da SpaceX explode durante pouso nesta quarta (28)

A SpaceX realizou o lançamento do Falcon 9 para colocar 21 satélites Starlink em trajectória nesta quarta-feira (28). Embora o segundo estágio do foguete tenha transportado a trouxa com sucesso, o primeiro estágio explodiu e caiu no mar posteriormente tentar pousar em uma jangada de pouso da empresa no Oceano Atlântico.

“Depois uma subida bem-sucedida, o propulsor de primeiro estágio do Falcon 9 tombou posteriormente pousar na balsa-drone. As equipes estão acessando os dados e status do voo do propulsor. Nascente foi o 23º lançamento do propulsor”, disse a empresa em um tweet.

Nascente foi o 23º lançamento deste propulsor de primeiro estágio específico, que bateria o recorde de maior números de lançamentos e recuperações bem-sucedidas se não tivesse explodido logo posteriormente pousar na jangada nesta quarta (28).

A lapso ocorre posteriormente mais de 260 recuperações bem-sucedidas dos propulsores de primeiro estágio do Falcon 9, desde fevereiro de 2021. A SpaceX foi a primeira empresa a desenvolver propulsores de estágios de foguete que podem ser recuperados posteriormente o lançamento.

Os propulsores do Falcon 9 são projetados para voltar à Terreno de maneira segura usando o combustível restante. Até logo, os primeiros estágios de foguetes eram descartáveis, podendo ser usados somente em um único lançamento.

Depois a explosão, a empresa decidiu protrair o lançamento de uma segunda missão que também levaria satélites Starlink em trajectória mais tarde nesta quarta-feira, saindo da Califórnia.

“Desistindo do nosso segundo lançamento para Starlink nesta noite para dar tempo à equipe de revisar os dados de pouso do propulsor do lançamento anterior. Uma novidade data para levante lançamento será compartilhada logo que estiver disponível”, escreveu a empresa no X, macróbio Twitter.

Mesmo assim, a entrega de satélites foi bem-sucedida. “O segundo estágio completou com sucesso sua primeira queima e reacenderá seu motor por uma curta queima de 2 segundos em ~35 minutos para colocá-los na trajectória com uma implantação adequada”, escreveu a SpaceX.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios