Com derrotas do Psol no 2° turno, cinco partidos não elegem prefeitos em 2024

As derrotas de Guilherme Boulos, em São Paulo, e de Yuri Moura, em Petrópolis (RJ), neste domingo (27) incluíram o Psol na lista de partidos que não conseguiram escolher nenhum prefeito nas eleições municipais deste ano.

O PSTU, PCB, PCO e UP também não conseguiram ocupar o comando de nenhuma cidade. De contrato com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 29 partidos tiveram candidatos disputando prefeituras.

Somados, os cinco partidos que não conseguiram escolher governantes municipais tinham 321 candidatos, sendo 210 deles do PSOL. Leia quantos candidatos cada {sigla} derrotada teve:

  • PSTU: 37 candidatos
  • PCB: 9 candidatos
  • PCO: 43 candidatos
  • PSOL: 210 candidatos
  • UP: 22 candidatos.

O PSOL era a única {sigla} que não conquistou cargos no Executivo municipal na primeira lanço das eleições e que ainda disputava o segundo vez. Com o resultado deste domingo, os cinco partidos só terão chance de comandar uma prefeitura nas eleições de 2028.

Psol derrotado

Em São Paulo, com 95,31% das urnas apuradas, Boulos tinha 40,51% dos votos contra 59,49% de Ricardo Nunes (MDB), que é atual prefeito.

Outro psolista derrotado foi Yuri Moura, em Petrópolis. Com 98,75% das urnas apuradas, ele recebeu 25,30% dos votos contra Hingo Hammes (PP) que tinha 74,70% e foi eleito.

Apesar de não ter eleito prefeitos, o Psol compõe federação partidária com a Rede, que elegeu quatro prefeitos ainda no primeiro vez.

A eleição deste ano foi o primeiro pleito municipal com a participação das federações partidárias, que funcionam uma vez que uma única sociedade partidária. As federações podem estribar qualquer candidato e devem permanecer no mesmo conjunto por pelo menos quatro anos.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios