
Izquierdo: entenda o que causou a morte do zagueiro do Nacional
O zagueiro Juan Izquierdo morreu nesta terça-feira (27), cinco dias depois de lutar pela vida. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, posteriormente uma paragem cardíaca por conta de uma arritmia.
Izquierdo, que defendia o Vernáculo, passou mal e desmaiou no gramado, durante o duelo entre o clube uruguaio e o São Paulo, na última quinta-feira (22), em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores.
A razão da morte
Izquierdo morreu posteriormente uma paragem cardíaca por conta de uma arritmia durante o jogo entre São Paulo e Vernáculo-URU no MorumBIS. O Vernáculo-URU, clube do jogador, confirmou o falecimento nesta terça-feira. O incidente envolvendo o uruguaio mostra que ninguém está imune de ser atingido pelo problema cardíaco.
“A arritmia é uma situação que pode sobrevir em qualquer idade. Nós temos a arritmia ‘benigna’, que não leva a risco de vida, e as chamadas malignas, de uma maneira didática, que podem levar ao risco de vida, a uma paragem cardíaca, a chamada morte súbita”, disse o Dr. Roberto Kalil, médico cardiologista e apresentador do CNN Sinais Vitais.
“O atendimento tem que ser inopino. A cada minuto que o paciente não se recupera de uma paragem cardíaca, aumenta em 10% a chance dele não sobreviver. No caso do desportista, uma pessoa de 27 anos provavelmente tem um coração estruturalmente normal”, explicou Kalil. Lembrando que Izquierdo passou por manobras de ressuscitação cardiopulmonar e procedimento de desfibrilação antes de ser guiado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A arritmia cardíaca deixa o ritmo do batimento do coração irregular, fazendo com que ele roupão muito rápido, muito vagarosamente ou de forma incomum, interferindo no fluxo sanguíneo.
A irregularidade do batimento cardíaco compromete alguns órgãos vitais do nosso corpo. No caso do zagueiro Izquierdo, o cérebro foi afetado, acarretando em um quadro neurológico irreversível.
Exames feitos no desportista, no último domingo (25), mostraram uma “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”. Izquierdo respirava por meio de ventilação mecânica na UTI.
O drama de Juan Izquierdo
O zagueiro uruguaio teve uma piora em seu quadro de saúde no último domingo (25), de entendimento com boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein. Izquierdo, de 27 anos, sofreu um arritmia cardíaca no Morumbis, e estava internado no hospital paulistano desde portanto.
Presidente do Vernáculo, Alejandro Balbi chegou a declarar que o desportista não apresentou problema cardíaco em exames realizados pelo clube.
“Os exames do desportista sempre foram normais e nunca teve nenhum incidente cardíaco”, disse o gestor.
Familiares vieram ao Brasil para seguir a situação do jogador de perto. Já a esposa, Selena, ficou no Uruguai para cuidar do fruto recém-nascido do parelha, de menos de um mês. Eles também têm uma filha de 8 anos.