Após o acendimento da pira flutuante, Jogos Olímpicos de Paris estão abertos

ESTADÃO CONTEÚDO

Depois o acendimento da pira flutuante, Jogos Olímpicos de Paris estão abertos

Estão oficialmente iniciados os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Nesta sexta-feira (26), a cerimônia de brecha nas margens do Rio Sena atraiu os olhares do mundo e deu início à competição, com a pira olímpica sendo acesa por Teddy Riner, tricampeão olímpico no judô, e Marie-José Perec, dona de três medalhas de ouro no atletismo.

Pela primeira vez realizada fora de um estádio, a cerimônia em Paris inovou com as delegações percorrendo o Sena e sendo realizada toda a firmamento sincero.
Porém, o projecto acabou sendo afetado, apesar da empolgação do público e de eventos que atraíram os olhos do mundo inteiro. Isso porque a chuva que atingiu Paris nesta sexta acabou prejudicando as apresentações, obrigando também os atletas a usarem capas de chuva, muito porquê a prensa e autoridades presentes, e deixou o final da cerimônia esvaziada. O Brasil foi um dos países que desembarcou e logo mandou seus atletas para a Vila Olímpica, para não serem prejudicados pela chuva às vésperas das competições.

A cerimônia começou com vídeo exibido em telão que valorizava o ineditismo de uma cerimônia feita fora de um estádio olímpico. O ex-jogador Zinédine Zidane foi a grande estrela da peça.
Depois a apresentação do presidente gálico, Emmanuel Macron, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, uma “explosão” com as cores da bandeira da França deu início aos eventos ao vivo da cerimônia.

Thomas Bach é presidente do Comitê Olímpico Internacional
“Celebremos nascente espírito olímpico de viver em sossego, porquê uma única humanidade, unida em toda a sua flutuação”, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Foto: Reprodução/X/IOC Media

Nas varandas dos prédios vizinhos ao Rio Sena, pessoas se aglomeravam para escoltar a cerimônia.
No Sena, foi montada uma espécie de manancial que fazia um ilustração com chuva seguindo o ritmo da música. A constituição das delegações nos barcos tirou em partes o protagonismo dos porta-bandeiras. O desfile das delegações foi interrompido para a primeira performance artística, com Lady Gaga, que cantou em gálico em um palco montado à margem do Sena.

Na volta, o Brasil reabriu os desfiles, com Isaquias Queiroz
e Rachel Kochhann erguendo a bandeira do País adiante da embarcação que contava com a delegação nas margens do Sena. A delegação brasileira foi uma das poucas a cruzar o rio sem dividir a embarcação com outro país.
O Brasil foi um dos mais festejados nas arquibancadas quando surgiu no telão montado no palco no Trocadéro, a superfície que recebeu a segmento final da cerimônia, com a presença de todas as autoridades.

As atrações artísticas seguiram com cantores icônicos da França porquê a filarmónica Gojira e até um desfile de tendência em uma ponte que passa por cima do Sena. Um dos pontos que mais chamou atenção do público foi o “rapina” da Mona Lisa feito pelos “Minions”, personagens da franquia de filmes “Meu Malvado Predilecto”.

Um fator que já era previsto e apareceu no transcurso da cerimônia foi a chuva. Ela veio potente e afetou a organização, que tinha exibições de skate programadas, substituídas por apresentações de bicicletas em razão do mau tempo.
Na segmento final, o Trocadéro estava com menos atletas e pessoas do que era o planejado. E as autoridades francesas discursaram antes da pira olímpica ser acesa. Pouco antes disso, uma pequena gafe, com a bandeira olímpica sendo hasteada de ponta-cabeça.

A noite em Paris terminou com um novo cartão postal flutuando sobre a cidade
A noite em Paris terminou com um novo cartão postal flutuando sobre a cidade. Foto: Reprodução/X/Jeux Olympiques

A labareda ainda passou pelas mãos de lendas do esporte porquê Zinedine Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Carl Lewis, Nadia Comaneci, Amelie Mauresmo e Tony Parker até chegar às mãos de Marie-José Perec e Teddy Riner, que acenderam a pira olímpica em um balão, uma invenção francesa. Para finalizar, a mito da música Celine Dión fechou com um show no segundo marchar da Torre Eiffel.

The post Depois o acendimento da pira flutuante, Jogos Olímpicos de Paris estão abertos
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios