Casa de Chá projetada por Niemeyer é reaberta na Praça dos Três Poderes
Na tarde dessa quarta-feira (26), a clássica Mansão de Chá,
projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi reinaugurada na Rossio dos Três Poderes. O sítio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Pátrio (Iphan), agora abriga uma cafeteria-escola, resultado de um convênio firmado entre o Governo do Província Federalista (GDF) e o Serviço Pátrio de Aprendizagem Mercantil do Província Federalista (Senac-DF).
A cerimônia de reabertura contou com a presença do governador Ibaneis Rocha,
que parabenizou o Senac-DF pela entrega pontual do projeto. “Quando eu estive cá na assinatura do nosso convênio de parceria, eu duvidei que a morada seria entregue em 70 dias e coloquei isso para o meu companheiro José Aparecido, mas graças a Deus e ao compromisso do Sistema S, estamos fazendo essa entrega a tempo”,
destacou o governador, elogiando também o trabalho da Secretaria de Turismo do DF.
O presidente do Senac-DF, Vitor Corrêa, detalhou o funcionamento do Moca-escola Senac Mansão de Chá, e explicou que o cardápio foi criado pelo chef Gil Guimarães. O espaço, com capacidade para muro de 45 pessoas, permitirá reservas e filas de espera. José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Parecer Regional do Senac-DF, enfatizou a valimento histórica da Mansão de Chá para Brasília e seu papel porquê ponto turístico, além de informar que o sítio terá preços acessíveis. “
Esse espaço maravilhoso faz segmento de nossa trajetória”,
frisou
José Aparecido.
O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, elucidou a parceria entre o GDF e o Senac, destacando a relevância do espaço para o turismo da capital. “Na semana que celebramos um aumento de 30% no fluxo do turismo do DF, marcamos a história da reativação da Mansão de Chá, logo hoje é um dia histórico, um dia de alegria pro turismo de Brasília”,
exaltou Araújo.
A cerimônia contou ainda com a presença do empresário Paulo Octávio, que celebrou a revitalização do sítio. “Esse espaço ficou fechado por muitos anos, e sua reabertura é um privilégio por ser uma obra de Niemeyer, e um sítio no coração de Brasília, ao lado do STF, do Palácio do Planalto. É muito importante resgatar os monumentos de Brasília, e mostrar a formosura dessa cidade, por isso que estou feliz e fiz questão de vir à inauguração da Mansão de Chá, parabenizando o governo de Brasília e a Fecomércio por essa iniciativa”,
destacou Paulo Octávio.
Outrossim, autoridades porquê José Roberto Tadros, presidente da CNC, Alexandre Pantury, secretário de Segurança em manobra, Paco Brito, secretário de Relações Internacionais do DF, os deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Hermeto (MDB), além de Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, também marcaram presença na reabertura do espaço.
Com um horário de funcionamento de quarta a domingo, das 10h às 19h, a expectativa é que a Mansão de Chá atraia turistas nacionais e internacionais, além de se tornar um ponto de encontro para os brasilienses.
História
Concebida entre 1965 e 1966 pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, a Mansão de Chá foi planejada porquê um ponto de encontro e folga na Rossio dos Três Poderes. Sua arquitetura é semi enterrada e com janelas ao longo de toda a extensão, proporciona uma visão livre do horizonte.
Confira os cliques do evento pelas lentes de Rayra Paiva:
The post Mansão de Chá projetada por Niemeyer é reaberta na Rossio dos Três Poderes
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.