Chefe da ONU emite “SOS“ para ilhas do Pacífico devido a aumento do nível do mar
O Secretário-Universal das Nações Unidas, António Guterres, disse neste terça-feira (27), no horário lugar, que as temperaturas do oceano estão aumentando nas Ilhas do Pacífico a uma taxa três vezes maior que a do mundo todo, e sua população foi “exposta exclusivamente” ao impacto do aumento do nível do mar.
Falando a repórteres em Tonga, onde o Fórum das Ilhas do Pacífico está sendo realizado, Guterres destacou as descobertas de um relatório que mostrou que o Sudoeste do Pacífico foi o mais atingido pelo aumento do nível do mar, em alguns lugares em mais que o duplo da média global nos últimos 30 anos.
“Estou em Tonga para enunciar um SOS global – Salvem Nossos Mares – sobre o aumento do nível do mar“, disse.
“O aumento do nível do mar está amplificando a frequência e a seriedade das tempestades e inundações costeiras. Essas inundações inundam comunidades costeiras. Arruínam a pesca. Danificam as plantações. Contaminam a chuva gulosice. Tudo isso coloca as nações das Ilhas do Pacífico em grave transe”, ele acrescentou.
Guterres explicou que a chuva se expande à medida que esquenta, contribuindo para o aumento do nível do mar
Mudanças climáticas e segurança estão dominando as discussões na reunião anual de líderes de uma semana, onde os 18 membros do Fórum das Ilhas do Pacífico abrangem nações de atóis ameaçadas pela elevação do nível do mar, uma vez que a anfitriã Tonga, e um dos maiores exportadores de carvão do mundo, a Austrália.
Questionado por um repórter sobre a exportação de combustíveis fósseis da Austrália, Guterres disse que os combustíveis fósseis devem ser eliminados globalmente, embora “a situação em diferentes países seja dissemelhante” e haveria diferentes maneiras de fazer isso.
Nível do mar sobe mais rapidamente no Pacífico, segundo relatório
O relatório divulgado nesta terça-feira, no horário lugar, pela Organização Meteorológica Mundial mostrou que as temperaturas do oceano no Pacífico Sudoeste estão aumentando em até três vezes a taxa mundial.
“As ilhas do Pacífico são excepcionalmente expostas. Esta é uma região com uma elevação média de somente um a dois metros supra do nível do mar”, disse Guterres.
“Metade da infraestrutura está a 500 metros do mar”, acrescentou.
Sem cortes nas emissões globais, as Ilhas do Pacífico podem esperar um aumento suplementar do nível do mar de 15 cm até 2050 e 30 dias por ano de inundações costeiras, disse ele.
O gerente da ONU pediu que os líderes globais “aumentassem maciçamente os investimentos em adaptação climática” em países vulneráveis.
Um fundo de “perdas e danos” para ajudar as nações pobres a mourejar com desastres climáticos custosos foi validado na cúpula do clima da ONU do ano pretérito, depois anos de lobby por grupos incluindo as Ilhas do Pacífico, mas o duelo continua sendo atrair contribuições significativas para o fundo de nações mais ricas.
“Os países desenvolvidos devem executar seus compromissos financeiros — incluindo o compromisso de vergar o financiamento da adaptação para pelo menos US$ 40 bilhões por ano até 2025”, disse Guterres.