RS investiga novo desvio de doações ao estado para fins políticos

Divulgação/MPRS

Suspeitos têm envolvimento com a política no município

Em seguida operação desse sábado (25), o Grupo de Atuação Próprio de Combate ao Transgressão Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) investiga o meandro de  doações às vítimas das enchentes do estado
no município de Cachoeirinha. Três pessoas que têm envolvimento com a política no sítio são suspeitas da ação.

A operação acontece uma semana posteriormente o MPRS satisfazer mandados de procura e inquietação em um repositório da cidade.

De congraçamento com o Ministério Público, documentos, celulares e mídias estão sendo analisados, além da adoção de outros procedimentos.

Três pessoas se tornaram objectivo do GAECO posteriormente uma denúncia sobre a irregularidade. Segundo as informações, dois dias antes da ação, uma carreta que carregava os itens doados de outro estado foi descarregada em um repositório que não é o ponto solene de coleta.

Nisso, foram identificados fortes indícios de apropriação indevida pelos suspeitos para fins políticos

Ontem, o MPRS deflagrou uma operação para apurar outro caso de meandro de doações em Eldorado do Sul, que tinha uma vez que suspeitos três integrantes da Resguardo Social,
sendo que dois deles são pré-candidatos às eleições de 2024 na cidade.

Doações

Hoje, a Resguardo Social informou que o  Rio Grande do Sul já recebeu 1,5 milhão de litros de chuva e mais de 200 toneladas de víveres doados para as vítimas das enchentes que assolam o estado.
 As doações foram distribuídas para 167 municípios, de congraçamento com a demanda de cada região.

Entre 25 de abril e 25 de maio foram recebidos 136 milénio litros de leite, 166 milénio cestas básicas, 98 milénio cobertores, 24 milénio colchões e mais de 244 milénio kits de higiene pessoal.

Enchentes no RS

A tragédia no estado está prestes a completar um mês. Último boletim divulgado nesta manhã aponta que o número de mortos em decorrência das enchentes subiu de 166 para 169.
Já o número de desaparecidos caiu, passando de 61 para 56.

Os municípios afetados são 469 — o estado tem 497 cidades no totalidade.

A quantidade de desalojados (tiveram que transpor de lar, mas estão com parentes ou amigos) segue sendo de 581.638 pessoas, o número de pessoas em abrigos subiu para 55.813 e o de feridos continua em 806. A tragédia afeta 2.345.400 de pessoas.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia?  Clique cá e faça secção do nosso meato no WhatsApp

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios