Chuva forte causa estragos no sul do Rio Grande do Sul

A manhã desta quarta-feira (25) teve estragos causados pela chuva no Rio Grande do Sul. De congraçamento com a Resguardo Social do estado, as regiões oeste, sul, meio, metropolitana e segmento do litoral do Rio Grande do Sul enfrentam tempestades com chuva moderada a possante, descargas elétricas, rajadas de vento intenso e queda de saraiva.

A tendência de é que nas próximas horas essas instabilidades continuem atuando nessas regiões e se desloquem na direção leste –ou seja, mais próximo ao litoral gaúcho.

A região mais afetada até o momento é o sul do estado. Em Piratini, Arambaré e Pinho Machado, as defesas civis municipais reportaram queda de saraiva. Em Camaquã, foram os ventos fortes que causaram destelhamentos na cidade, assim uma vez que em Canguçu. Entre as cidade de Camaquã e Arambaré existem bloqueios por conta de árvores caídas na pista.

De congraçamento com o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), as cidades que registraram mais chuva nas últimas horas foram Dom Pedrito (29,2 mm), Bagé (25,2 mm) e Canguçu (20,4 mm), todas na região sul. Já as maiores rajadas de vento registradas desde a noite de de terça (24) aconteceram em Porto Feliz (89 km/h); Dom Pedrito (70 km/h) e Caçapava do Sul (68 km/h).

Para a Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul, já na noite de hoje, a frente fria avança para as áreas ainda não afetadas no estado, aumentando o risco de temporais. As rajadas de vento podem chegar até 90km/h.

Na quinta-feira (26), a chuva intensa deve tombar sobre a metade setentrião gaúcha e o volume de chuva pode saber até 125 mm/dia.

Para o governo do estado, os temporais isolados podem carregar eventuais quedas de saraiva e rajadas de vento de até 80 km/h. Essas chuvas elevadas podem louvar também o nível dos rios do estado, podendo saber a quinhão de inundação, atingindo regiões ribeirinhas e causando bloqueio de rodovias e alagamentos persistentes em áreas urbanas.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios