Nuvem de fumaça encobre cidades do interior de SP pelo segundo dia
As queimadas que atingiram cidades paulistas provocaram uma fita extensa de fumaça, afetando diversos municípios do estado de São Paulo. Segundo a Resguardo Social, pelo menos 36 municípios ficaram em alerta supremo por conta dos incêndios neste sábado (24).
Além de encobrir cidades, a fumaça causou cancelamentos de voos de pelo menos três companhias aéreas em São Paulo.
No vídeo inferior, feito às 17h de hoje, é verosímil perceber que a fumaça impede uma visão maior do horizonte. A imagem foi gravada na cidade de Araraquara.
Outra imagem, feita na manhã deste sábado, mostra o firmamento da cidade de Catanduva, perto de São José do Rio Preto, região que mais sofre com os incêndios.
Cancelamento de voos
A Azul, Latam e a Voepass cancelaram voos devido à fumaça das queimadas no interno de São Paulo, na manhã deste sábado (24).
A Azul informou que o voo AD4158, que saiu hoje do Aeroporto de Viracopos para o Aeroporto de São José do Rio Preto, precisou retornar para Campinas “devido às condições climáticas adversas causadas por fumaça”. Em seguida, o voo AD 41111, que faria o caminho inverso, foi cancelado pela empresa.
Segundo a Latam, o voo LA3971, que estava previsto para decolar de Rio Preto às 9h30 de hoje com orientação ao Aeroporto de Congonhas, foi cancelado também devido à fumaça. Os passageiros foram reacomodados para outro voo, que saiu às 12h57 de São José do Rio Preto e aterrissou em segurança na capital paulista às 13h51.
A Voepass também precisou cancelar viagens. O voo 2284, que partiria às 6h20 deste sábado (24) de São José do Rio Preto para o Aeroporto de Guarulhos foi cancelado pela companhia.
Satélite flagra início de incêndios
Um satélite do Instituto Vernáculo de Pesquisas Espaciais registrou, na tarde desta sexta-feira (23), o surgimento das queimadas e o progressão da fumaça no interno de São Paulo.
As imagens foram registradas das 14h00 às 20h00 de sexta-feira e mostram o início dos incêndios em diferentes pontos do estado de São Paulo. Por conta do vento, toda a fumaça é levada em direção à capital.