Governo federal vai enviar aviões ao interior de SP para combater incêndios
Aeronaves das Forças Armadas serão usadas no combate a incêndio no estado de São Paulo. A informação foi divulgada, neste sábado (24), pela ministra do Meio Envolvente e Mudança Climática, Marina Silva.
“Conversei esta noite com o governador Tarcísio de Freitas para prestar minha totalidade solidariedade ao Estado de São Paulo, principalmente às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo com os gravíssimos incêndios”, afirmou em uma rede social.
Segundo a ministra, o número de focos de incêndio, as cidades em alerta sumo e o progressão da ruína e dos riscos apontados pelo Instituto Vernáculo de Pesquisas Espaciais (INPE) exigem respostas rápidas e coordenadas entre todas as instâncias.
“Reforcei ao governador que estamos à disposição para enfrentarmos conjuntamente essa situação, intensificada pelos fortes ventos e pela seca.”
Marina Silva não deu prazo para as aeronaves começarem a atuar no combate ao queimada. “É importantíssima a decisão do governador de montar uma sala de situação e mobilizar todos os recursos do governo estadual. Em mais uma emergência climática enfrentada pelo país, o momento novamente requer solidariedade, concentração e preparo para responder adequadamente aos seus impactos”, completou.
Alerta sumo
Pelo menos 30 municípios paulistas entraram em alerta sumo para queimadas, segundo o governo do estado. Um Gabinete de Crise de Emergencial foi criado para adotar medidas por conta dos incêndios.
A Resguardo Social de São Paulo informou que um dos principais focos ocorreu em uma plantação de cana-de-açúcar no município de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto. O queimada começou na quinta (22), mas se espalhou em grande proporção nesta sexta-feira.
Imagens mostram que o firmamento da cidade ficou completamente tomado pela fumaça.
Rodovias que cortam a região chegaram a ter o trânsito interrompido no transcurso da tarde por conta da fumaça.
Uma Dimensão de Preservação Permanente (APP), plantações de cana e pasto foi atingida por um incêndio de grandes proporções, na Estrada Vicinal Adriano Pedro Assi, no município de Votuporanga. Segundo a Resguardo Social, o queimada consumiu aproximadamente 180 hectares do terreno e as causas são desconhecidas.