Juros altos é o grande inimigo da construção civil, diz presidente do conselho da MRV
O fundador e presidente do juízo da MRV, Rubens Menin, afirmou nessa terça-feira (24) que o cumeeira patamar dos juros no Brasil é, atualmente, o grande inimigo do setor da construção social.
“O grande inimigo do nosso setor é a taxa [real] de 7% ao ano. Nós temos que trabalhar para tentar melhorar isso, nós temos várias soluções, várias propostas, mas eu sei que de pé isso não fica. Nós vamos ter um mundo ruim se continuar pagando 7% de juros real ao ano”, disse.
A enunciação foi dada na 7ª edição do Fórum Incorpora, evento que aconteceu em São Paulo e que reuniu as mais importantes incorporadoras, construtoras, instituições financeiras e autoridades, falando sobre construção social.
Menin disse que é preciso combater o progresso dos juros e criticou a atual política monetária do Banco Meão.
“Quando você tem uma política monetária que é restritiva e diminui a demanda, com esse lucro cumeeira, vai diminuir oferta lá na frente e essa coisa não vai conversar”, explicou.
Segundo o presidente do juízo da MRV — que também é acionista controlador da CNN Brasil —, a posição que o Parecer de Política Monetária (Copom) vem tomando em relação ao controle da inflação, de ampliar os juros, não ajuda na melhora da economia do país.
“Eu sou favorável ao Banco Meão independente, mas acho que existe um perceptível empirismo na decisão do Copom. Eu sou radicalmente contra esse juros no Brasil — longe de querer descobrir que o deficit público não está falso, temos que resolver o deficit público, temos que fazer o obrigação de lar, mas o exposição não está bom”, ressaltou.
Juros altos preocupam 69% dos brasileiros com aumento do dispêndio de vida