
Zelensky se reúne com parlamentares dos EUA durante Assembleia Geral da ONU
“Ações decisivas da liderança dos Estados Unidos agora podem apressar o término da agressão russa contra a Ucrânia no próximo ano”, disse o presidente Volodymyr Zelensky posteriormente se encontrar com uma delegação bipartidária do Congresso dos EUA.
“Neste final de ano, temos uma oportunidade real de fortalecer a cooperação entre a Ucrânia e os Estados Unidos”, afirmou Zelensky em uma postagem em seu aplicativo de mensagens Telegram.
“Ações decisivas agora poderiam precipitar o justo término da agressão russa contra a Ucrânia no próximo ano.”
Zelensky está nos Estados Unidos para participar das sessões da Tertúlia Universal da ONU e apresentar seu “projecto de vitória” à liderança americana.
Questão importante para a eleição nos EUA
O candidato republicano à presidência, Donald Trump, disse na segunda-feira (23) que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deseja que os democratas ganhem as eleições de 2024, nas quais o ex-presidente dos EUA enfrenta a vice-presidente democrata Kamala Harris.
“Acho que Zelensky é o maior vendedor da história. Toda vez que ele vem ao país, sai com 60 bilhões de dólares”, afirmou Trump em um comício na Pensilvânia. “Ele quer que eles [democratas] ganhem esta eleição com todas as suas forças.”
Trump disse que, se vencer a eleição, irá vincular para o presidente russo Vladimir Putin e para Zelensky, pedindo que cheguem a um concórdia para fechar a guerra entre Rússia e Ucrânia.