“Ainda Estou Aqui“ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025

A Ateneu Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) anunciou nesta segunda-feira (23) que “Ainda Estou Cá“, filme de Walter Salles com Fernanda Torres, será a produção que vai simbolizar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O filme desbancou títulos uma vez que “Motel Tramontana“, exibido no Festival de Cannes, e “Cidade; Campo“, vencedor do prêmio de Melhor Direção em uma mostra paralela no Festival de Berlim.

O Comitê de Seleção da ABCAA, presidido pela atriz e diretora Bárbara Sossego (“Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Proferir: Parou”), fez uma escolha que reflete o crescente reconhecimento internacional de “Ainda Estou Cá”. Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza 2024, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, o filme vem ganhando destaque global.

Depois a exibição bem-sucedida em Veneza, o longa-metragem também foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Nas próximas semanas, a produção ganhará destaque em mais dois importantes eventos: o Festival de Cinema de Novidade York e o AFI Fest, organizado pelo American Film Institute, uma das instituições mais renomadas do cinema norte-americano.

“Ainda Estou Cá” também vem chamando a atenção de jornalistas especializados em Oscar. Scott Feinberg, do The Hollywood Reporter, destacou o filme uma vez que um potente candidato nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Direção, Direção de Arte, Figurino, Roteiro Ajustado e Melhor Filme.

Selton Mello foi mencionado por Feinberg uma vez que verosímil indicado a Melhor Ator Coadjuvante, uma notícia que chegou ao ator, que comemorou: “Acho que vou enquadrar e vigiar“.

É importante realçar que a produção é distribuída pela Sony Pictures Classics nos Estados Unidos, uma das principais distribuidoras do setor, com uma sólida tradição em ocupar indicações ao Oscar para suas obras.

Fundamentado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Cá” retrata a trajetória da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos. Depois sofrerem um ato violento e facultativo, suas vidas se transformam completamente. Eunice, logo, se vê obrigada a se adequar e edificar um novo porvir para si e para seus filhos.

Além de Torres e Mello, o título conta com uma participação próprio de Fernanda Montenegro.

No Brasil, a produção ainda não conta com previsão de estreia. No entanto, “Ainda Estou Cá” será apresentado ao grande público durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em data a ser anunciada. Primeiro grande filme original do Globoplay, “Ainda Estou Cá” ainda não conta com previsão de estreia no giro mercantil brasílico.

Assista ao teaser de “Ainda Estou Cá”:

Veja também – “Ainda Estou Cá” ganha prêmio de melhor roteiro em Veneza

Além de “Ainda Estou Cá”, veja filmes do Brasil premiados em Veneza

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios