
Incêndio de grandes proporções atinge canavial e nuvem de fumaça “engole“ Ribeirão Preto (SP)
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma plantação de cana-de-açúcar no município de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, interno de São Paulo. O queimação começou na tarde da última quinta-feira (22), mas alguns focos seguem ativos.
Segundo a Resguardo Social, o canavial se estende ao lado da Rodovia Carlos Tonani, SP 333, próximo ao Bioparque Santa Elisa, que suspendeu as atividades na tarde de ontem, mas já retomou na manhã desta sexta-feira (23).
Equipes da Resguardo Social, da Secretaria do Meio Envolvente, Infraestrutura e Logística e Brigadistas atuam no combate às chamas. Ainda não se sabe o totalidade da espaço atingida.
Imagens mostram a fumaça gerada pelo incêndio “engolindo” a cidade de Ribeirão Preto.
A plantação pertence à empresa de bioenergia Raízen. Em nota, a corporação afirmou que desconhece a pretexto do incêndio, já que não pratica a queima de cana-de-açúcar, cumprindo a legislação vigente. Segundo o expedido, nenhum funcionário se feriu.
Tempo sedento e vento
O trabalho das autoridades procura não unicamente extinguir os focos, mas impedir que o queimação se alastre com as fortes rajadas de vento.
De consonância com o Climatempo, desde o início da semana o interno paulista está sendo afetado pelo vento e principalmente pelo clima muito sedento.
Em resposta aos vários focos de incêndio em decorrência do clima no Oeste Paulista, o governo estadual determinou, nesta sexta, que “a Resguardo Social do Estado instaurasse um Gabinete de Crise Emergencial para os incêndios florestais”.