Silvio Santos: escola de samba do RJ muda alegoria para homenagear apresentador
A Escola de Samba Tradição, responsável pelo enredo que homenageou Silvio Santos no carnaval carioca de 2001, anunciou que não mudará o tema do desfile do Carnaval de 2025 para relembrar o apresentador que faleceu no último sábado (17), aos 93 anos. Entretanto, a clube fará uma mudança na última parábola para reverenciar o empresário na avenida.
Em entrevista ao site Carnavalesco, Raphaela Promanação, presidente da Tradição, comentou que refazer o desfile que contou com a presença do fundador da SBT não causaria as mesmas emoções. “O que fez história em 2001 foi um dia histórico. Ele participou de cada pormenor, viveu cada momento, todos os amigos dele estavam presentes, uma vez que Hebe e Gugu, foi marcante”, disse.
O desfile de 2001 contou a trajetória do apresentador e incluiu diversos de seus programas de sucesso na elaboração do samba-enredo. A apresentação foi narrada pela também falecida Glória Maria e o jornalista Cléber Machado, locutor do SBT. Além de Silvio, a passagem da clube pela Sapucaí trouxe figuras uma vez que Hebe Camargo e Gugu, que já faleceram, e Ratinho, que segue na emissora.
“O Silvio Santos abraçou a escola. E o enredo sobre ele foi a viradela de chave da Tradição”, disse Raphaela na entrevista.
“Tem coisas que não voltam e o que é gratificante é ver no falecimento de um ícone, ver o desfile da Tradição. A gente não vai mudar o enredo, mas vamos ter uma homenagem no último coche, porque ele era judeu e o nosso enredo é sobre a reza”, contou ao Carnavalesco.
Em 2025, a escola apresentará na Sapucaí um samba-enredo que fala sobre diversas religiões. Segundo a legenda da publicação nas redes sociais da clube que explica a escolha, “ultrapassa os muros religiosos e se conecta com o divino, o sagrado, com Deus. Rezar é ter fé e crer naquilo que muitas vezes não se pode ver”.
Silvio Santos já foi enredo de escola de samba; relembre uma vez que foi
*Com informações de Ana Beatriz Dias, da CNN