
Conheça Caramelo, um “doutor” de quatro patas que ajuda os seres humanos
Conheça Caramelo, um “doutor” de quatro patas que ajuda os seres humanos
Impossível não sorrir com esse terapeuta de quatro patas. Caramelo é o nome do cachorro de 5 anos que se tornou presença manente nas turmas de terapia do Núcleo de Atenção Psicossocial (Caps) II do Riacho Fundo desde abril.
Mais que um mascote, o cãozinho virou símbolo de paixão e zelo, mostrando que, muitas vezes, um camarada de quatro patas pode ser o melhor remédio.
Caramelo foi levado ao Caps por uma funcionária da limpeza, que o encontrou sob um viaduto.
Ele estava muito magro e maltratado. Quem recebeu o bichinho foi a técnica em enfermagem Cássia Garcia. Terapeuta comunitária e coordenadora de oficinas do lugar, Cássia logo levou o cachorro para participar das atividades terapêuticas e das reuniões técnicas do Caps.
O impacto de Caramelo no envolvente é inegável. Além de participar ativamente das atividades, ele conquistou o carinho e o saudação de todos. “Sua presença trouxe alegria e um tipo próprio de terapia que palavras não conseguem descrever”
, destaca a coordenadora das oficinas.
Hoje, Caramelo está muito dissemelhante daquele cãozinho magro e referto de carrapatos que chegou ao Caps.
Ele está saudável e conhece quase todo mundo da unidade de saúde. “Agora usa coleira, não é mais um cachorro de rua. Ele foi criando saudação, por fim, é secção da nossa equipe. Agora a gente vai conseguir o certificado de cão-terapeuta para ele”
, explica.
A Terapia Assistida por Animais (TAA), ou pet terapia, tem uma vez que objetivo promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo dos pacientes.
A TAA é recomendada em diversas situações, incluindo o tratamento de pessoas acamadas, hospitalizadas, com deficiências físicas ou intelectuais, muito uma vez que a pacientes com doenças psiquiátricas.
A diretora de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Região Federalista (SES), Fernanda Falcomer, acredita que a iniciativa é positiva. “Os animais têm uma habilidade próprio de compreender e suavizar situações difíceis, ajudando as pessoas a superar seus próprios limites”
, explica.
Saúde mental
A Secretaria de Saúde está fortalecendo a rede de saúde mental no DF. Além da contratação de residências terapêuticas, é planejada a implantação de mais cinco unidades do Caps até o início de 2026. Dois serão destinados ao público infantojuvenil (Capsi), no Recanto das Emas e em Ceilândia.
Outros dois ao tratamento em tempo integral de distúrbios causados pelo desfeita de álcool e outras drogas (Caps III AD), no Guará e em Taguatinga. A quinta unidade deve ser implementada no Gama, com atendimento previsto para principiar em 2025 e funcionamento 24 horas.
O serviço de saúde mental também tem uma vez que porta de ingresso a rede de 176 unidades básicas de saúde
.
The post Conheça Caramelo, um “doutor” de quatro patas que ajuda os seres humanos
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.