Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores no mundo
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta que mais de 70% dos trabalhadores e trabalhadoras que integram a força de trabalho global estão expostas a graves riscos para a saúde em razão das mudanças climáticas.
Os dados são de relatório divulgado nesta segunda-feira (22).
O documento indica que mais de 2,4 bilhões de pessoas – de uma força de trabalho global de 3,4 bilhões – podem estar expostas ao calor excessivo em qualquer momento da sua jornada de trabalho.
Os dados são de 2020. A OIT afirma que as medidas de segurança e saúde no trabalho encontram dificuldades para se adequar a essa novidade veras. De concordância com o estudo, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo cancro, doenças cardiovasculares, respiratórias, disfunções renais e problemas de saúde mental.
Mudanças climáticas podem levar trabalhadores à morte
Segundo a OIT, o cenário é de 1,6 bilhão de trabalhadores expostos à radiação ultravioleta (UV), com mais de 18.960 mortes anual, devido ao cancro da pele não melanoma. Enquanto isso, 1,6 bilhão de pessoas podem estar expostas à poluição atmosférica no lugar de trabalho, resultando em até 860 milénio mortes ao ano entre as pessoas que trabalham ao ar livre.
O documento aponta ainda mais de 870 milhões de trabalhadores na cultivação, expostos a pesticidas, com mais de 300 milénio mortes atribuídas ao intoxicação. A exposição a doenças parasitárias e transmitidas por vetores pode resultar em até 15 milénio mortes.
Para a OIT, as considerações sobre saúde e segurança no trabalho devem fazer segmento das respostas às mudanças climáticas. O relatório cita o exemplo de alguns países que implementaram medidas de mitigação dos impactos das mudanças climáticas – tais uma vez que medidas de eficiência energética – nos locais de trabalho, e mudanças na legislação para abordar especificamente o calor excessivo no envolvente laboral.
Entre as alterações, estão a reparo de limites máximos de temperatura e diretrizes para medidas adaptativas, a exigência de proteção extra, modificação nas listas de doenças ocupacionais, limites de exposição ocupacional, treinamento e informação, avaliação de riscos e medidas preventivas no lugar de trabalho.
“À medida que os riscos das alterações climáticas evoluem e se intensificam, será necessário reavaliar a legislação existente ou produzir novos regulamentos e orientações. Algumas populações de trabalhadores podem ser principalmente vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas e podem, portanto, precisar de proteções extras”, diz o documento da OIT.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores no mundo
Estudo mostra que mais de 2,4 bilhões de pessoas podem estar expostas ao calor excessivo durante o trabalho
Porquê produtoras de moca e cacau lidam com as mudanças climáticas
Encontro de Líderes Rurais, na Costa Rica, traz diferentes experiências e perspectivas para o horizonte climatológico
Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 22/4
Novidade programação referente às temáticas ESG
Resumo da semana ESG: plástico nos oceanos, padrões ISO e ESG, mudanças climáticas
Temas que estiveram em evidência na semana do ESG Insights
Combustíveis do horizonte e mercado de carbono estão em taxa no Senado
A teoria é produzir normas que atraiam investimentos e uma transição energética adaptada ao contexto das mudanças climáticas
O que são normas ISO e uma vez que elas podem fortalecer as práticas ESG
Adotar padrões ISO pode contribuir para a redução de custos e trazer reconhecimento ao negócio
Porquê o setor de transporte pode ajudar a zerar emissões de gases de efeito estufa
Para saber meta climática, metade do tráfico totalidade deve ser de veículos de energias alternativas até 2050
Regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo gera polêmica
No plenário, houve discussão sobre a proposta do governo e o vestimenta de ela não atender à categoria e dar muito poder às empresas
A crescente enxurrada de lixo espacial é um risco para a Terreno – e os governos são os responsáveis
A quantidade de lixo espacial aumentará à medida que continuarmos a lançar objetos no espaço, mas há maneiras de reduzir os danos no solo
Novidade Indústria Brasil depende de governo, empresas e sociedade, dizem debatedores
Nesta quarta-feira (17), foram debatidas propostas e os desafios a serem superados no setor industrial do país
O post Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores no mundo
apareceu primeiro em ESG Insights
.