
Ciclone extratropical se forma no sul do RS e dá origem a nova frente fria
Um furacão extratropical deve se formar e dar origem a uma novidade frente fria, no sul do Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira (21). A formação do evento climatológico deve estimular mais ventos e assim puxar a vaga de calor que atinge o país.
Segundo o Climatempo, os ciclones extratropicais são comuns uma vez que seus ingredientes fundamentais para sua formação, que são a variação de temperatura na nivelado perto da superfície e as frentes frias, ocorrem frequentemente na atmosfera.
Ou por outra, a umidade do ar deve permanecer em emergência na região Núcleo-Oeste e a fumaça de queimadas deve se espalhar em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e segmento do interno do país.

Veja a previsão para esta quarta-feira (21)
Região Sudeste
O ar sedento deve continuar atuando em toda a região Sudeste, nesta quarta-feira (21). O amanhecer pode ter um pouco mais de nuvem na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo além de um pouco de névoa úmida no litoral sul paulista.
A previsão é que o dia seja de tempo muito desimpedido, ensolarado e com alerta para baixa umidade do ar, sem chuva.
Região Sul
A formação de um furacão extratropical no sul do Rio Grande do Sul deve trazer mais ventos para o estado nesta quarta-feira (21). Deve ter fortes rajadas mormente no litoral gaúcho e a chuva ainda deve permanecer restrita ao oeste e sul gaúcho, com risco de alguns temporais.
A capital Porto Contente e a metade setentrião do estado devem permanecer ainda com o tempo firme e a temperatura pode subir ao longo do dia. Ou por outra, o amanhecer pode ter um pouco de nevoeiro no leste do Paraná e em Curitiba.
A previsão é que o dia seja de sol e tempo firme, mas com um pouco de vento entre Santa Catarina e o Paraná. O ar deve permanecer mais sedento no centro-norte e interno paranaense.
Região Núcleo-Oeste
A previsão para esta quarta-feira (21) é de soberania de ar sedento e quente sobre toda a Região Núcleo-Oeste. Não deve ter chuva em nenhuma das áreas.
Ou por outra, a umidade relativa do ar deve permanecer em níveis de alerta no meio e setentrião do MT e de GO, no DF. Já no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso Goiás, a umidade do ar deve registrar índices aquém de 12% durante as horas mais quentes do dia.
Região Nordeste
Os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa ainda devem estimular um pouco de umidade para a filete leste da Região Nordeste, nesta quarta-feira (21).
A previsão é que o dia seja de sol, aumento de nuvens e chuva a qualquer hora no Recife. Ou por outra, pode chover rápido em Salvador, Aracaju, Maceió e Natal. O tempo deve permanecer firme nas demais áreas e em São Luís, Fortaleza e Teresina.
Região Setentrião
O sol deve surgir e o tempo deve seguir quente em toda a RegiãoNorte, nesta quarta-feira (21). Há chance de pancadas mais irregulares no final do dia entre o oeste do Acre, noroeste do Amazonas e o estado de Roraima.
A chuva deve ser mais passageira em Belém (PA) e o tempo deve permanecer firme nas demais áreas e nas capitais, Manaus, Macapá e Palmas.