
Daniela Filomeno vence Prêmio Europa de Comunicação 2024
A apresentadora do Viagem & Gastronomia da CNN Brasil, Daniela Filomeno, é a vencedora da categoria “Melhor Material Audiovisual” no Prêmio Europa de Notícia 2024 — espargido uma vez que o “Oscar dos jornalistas de viagens no Brasil”.
O prêmio recebido na cerimônia na noite desta terça-feira (19), na Residência Consular da Suíça, é devotado ao epsódio “Copenhague: Uma Viagem Sustentável e Gastronômica”, da sétima temporada do programa CNN Viagem & Gastronomia, exibido na CNN Brasil.
“É provável sim viajar de uma perspectiva dissemelhante! A gente viaja para gerar memória a gente tentou mostrar isso”, disse Filomeno ao agradecer pela premiação. Daniela disse que “não dá para fingir normalidade” em lucrar um prêmio uma vez que esse e destacou o tamanho da equipe responsável por colocar no ar o CNN Viagem & Gastronomia, que já conta com oito temporadas e 100 epsódios gravados.
Entre os nove jornalistas finalistas ao prêmio na categoria, o júri independente decidiu pelo incidente que mergulha nas riquezas gastronômicas da cidade dinamarquesa conhecida por ter alguns dos melhores restaurantes e chefs de todo o mundo. Assista à reportagem vencedora aquém.
As reportagens “Portugal e Espanha: Pelos Mares da Península Ibérica” e “Noruega: Cultura e Gastronomia Nórdica” também estavam na disputa desta edição com inscrições recordes. Ao todo, foram 111 profissionais inscritos e mais de 500 reportagens — o maior número em mais de três décadas de premiação.
Essa é a 34ª edição do Prêmio Europa de Notícia, iniciativa da Percentagem Europeia de Turismo no Brasil que procura reconhecer a vantagem do trabalho dos profissionais de informação que difundem os destinos turísticos, a cultura e a imagem da Europa para os brasileiros. Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, destacou que o do turismo na Europa é fruto de muito trabalho para muito posicionar o continente para os brasileiros.

A mesa foi composta por Edilamar Galvão, coordenadora da Escola de Jornalismo da Instalação Armando Alvares Penteado (FAAP) em São Paulo; Debora Cordeiro Braga, coordenadora do curso de turismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA -USP), e o jornalista Mario Toledo.