Assessor americano ressalta ‘potencial’ de acordo entre Israel e Arábia Saudita
Mandel NGAN
O assessor de Segurança Vernáculo dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em visitante a Israel, destacou durante conversa com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu “o potencial” de um concordância de normalização entre Israel e a Arábia Saudita, informou a Mansão Branca neste domingo.
Sullivan também pediu a Netanyahu que a operação militar contra o grupo islamita Hamas na Filete de Gaza seja acompanhada de uma estratégia política para o porvir do território palestino, informou o governo americano, ao apresentar um relatório sobre o encontro.
A visitante de Sullivan à região, que incluiu uma agenda na Arábia Saudita, acontece enquanto o presidente Joe Biden tenta regularizar a relação entre os dois países, em seguida mais de sete meses de conflito entre Israel e o Hamas.
“O senhor Sullivan informou o primeiro-ministro Netanyahu e sua equipe sobre essas reuniões e o potencial que pode possuir agora para Israel, muito uma vez que para o povo palestino”, destacou a Mansão Branca, acrescentando que o assessor “reiterou em Israel a posição de longa data do presidente sobre Rafah”, cidade onde Israel planeja uma grande ofensiva.
O governo Biden pediu que Israel evite uma operação desse tipo, e a comunidade internacional teme pela população social de Rafah.