“Enem dos concursos“ ocorre neste domingo (18), com cerca de 2 milhões de candidatos
Chegou a hora. Neste domingo (18), murado de 2,1 milhões de pessoas são esperadas nos locais de prova em todo o país para prestar o primeiro Concurso Público Vernáculo Unificado, que oferta 6.640 vagas do concurso para 21 órgãos da gestão pública federalista. É o maior concurso público da história do Brasil.
No período da manhã, os portões irão transfixar e fechar, respectivamente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. O início da emprego está marcado para 9h e a prova terá a duração de duas horas e 30 minutos e término da emprego será às 11h30.
Mas, para candidatos que necessitem de mais tempo para realização das provas e solicitaram o suplementar no ato da letreiro para atendimento próprio, o término da emprego no período matutino será às 12h30.
No vez vespertino, o participante deve voltar ao sítio de prova. Os portões serão reabertos às 13h e fechados às 14h. As provas terão início às 14h30 e os candidatos terão três horas e 30 minutos para responder às questões do concurso, ou seja, até às 18h.
E para candidatos que solicitaram tempo suplementar para realização das provas, o concurso será encerrado às 19h.
Cada candidato pôde se inscrever em somente um conjunto temático e, dentro do mesmo conjunto, classificou, por ordem de preferência, os cargos desejados. Os blocos de 1 a 7 exigem formação de nível superior. Já a escolaridade para o conjunto 8 é nível médio ou técnico.
Segurança e logística
A logística do processo seletivo conta com a experiência de 25 anos do Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Instrução (MEC), na emprego do Revista Vernáculo do Ensino Médio (Enem), que inspirou nascente concurso. Daí, o sobrenome de “Enem dos Concursos”.
Neste domingo, murado de 215 milénio colaboradores estarão envolvidos na segurança e logística para a emprego do concurso unificado.
O concurso também conta com a segurança reforçada em uma rede de emprego integrada por diversos órgãos públicos, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Polícia Federalista, a Polícia Rodoviária Federalista (PRF), Escritório Brasileira de Perceptibilidade (Abin) e a Força Vernáculo de Segurança Pública dão esteio na logística e segurança do concurso.
Especificamente a Força Vernáculo já atua em oito estados: Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Maranhão.
O que levar
Apesar de não ser obrigatório, o MGI recomenda levar o cartão de confirmação de letreiro, porque é nele que consta o sítio de prova.
O documento está disponível na extensão do candidato, com login com o CPF e senha cadastrados na conta no portal Único do governo federalista, o Gov.br. O cartão traz, entre outras informações, o número de letreiro, data, hora, número de sala de prova.
É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH do dedo, RG Do dedo e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos.
O candidato deve levar caneta preta de material transparente para usar no dia das provas. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.
Os inscritos podem levar víveres e chuva no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens intactas e lacradas e as garrafas de chuva precisam ser transparentes.
Trânsito
O MGI recomenda ao candidato chegar ao sítio das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para o início de cada vez de provas.
Diversas cidades que receberão o Concurso Público Vernáculo Unificado (CPNU), neste domingo (18), montaram esquema próprio de trânsito e transporte público para atender aos participantes do concurso.
No Região Federalista, haverá reforço no transporte público coletivo. As empresas deverão operar as linhas com programação de viagens de dias úteis, observando os horários das atividades do concurso, desde a chegada da equipe de coordenação aos locais de realização das provas até o término.
Na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) suspendeu a Ciclofaixa de Lazer neste domingo (18), que são as áreas exclusivas para bicicletas que funcionam aos domingos e feriados, das 7h às 16h, em avenidas específicas da cidade. A medida visa facilitar o deslocamento dos candidatos, deixando o tráfico livre para ônibus e veículos.
No Rio de Janeiro, 125,5 milénio pessoas devem fazer as provas. Serão feitas interdições em algumas vias da zona sul e do núcleo para realização da Meia Maratona Internacional do Rio, com largada a partir das 6h40.
Os corredores vão percorrer a Av. Vieira Souto, Rua Francisco Otaviano, Av. Atlântica, Av. Princesa Isabel, Enseada de Botafogo (duas voltas), Aterro do Flamengo, Av. General Justo e Av. Alfred Agache, onde farão o retorno para o Aterro. O término da prova será no Aterro do Flamengo, na fundura da Rossio Cuauhtemoc. O transporte coletivo também será reforçado na cidade.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Salvador informou que serão disponibilizados 34 veículos de frota reguladora, das 6h às 19h deste domingo. Os ônibus estarão distribuídos entre as estações da Lapa, Mussurunga, Pirajá, Águas Claras e Terminal Entrada Setentrião, à disposição da equipe de fiscalização, e poderão ser utilizados caso seja identificada uma maior demanda.
Em Natal, 27,6 milénio pessoas deverão participar do concurso. Para atender à demanda, 34 linhas de ônibus terão reforço e realizarão 604 viagens ao longo do dia.
Em Porto Feliz, Os locais com maior concentração de inscritos, uma vez que PUC-RS, Fapa e Uniritter, terão reforço em várias linhas de ônibus.
Próximas etapas
O cronograma completo com as próximas datas previstas para as principais etapas do concurso deve ser acessado no site do MGI.
A previsão de divulgação dos resultados finais é 21 de novembro. As convocações para posse dos aprovados e para ingresso nos cursos de formação de cargos específicos estão agendadas para janeiro de 2025.
Oriente teor foi criado originalmente em Escritório Brasil.
Compartilhe: