
Inscrições para o ENEM podem ser feitas até sexta-feira (14/06)
Vai até a próxima sexta-feira (14/06) o prazo para letreiro no Vistoria Pátrio do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que irão participar da prova devem acessar a Página do Participante e utilizar o seu cadastro na conta gov.br para realizar o cadastro. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até o dia 14 de junho.
A taxa de letreiro é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 de junho. As provas serão aplicadas pelo Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nos dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da federação.
O Ministério da Instrução pede que os candidatos se atentem às alterações feitas no cronograma; as datas foram ajustadas para prometer que os estudantes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul pudessem participar.
“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de ingressão para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de letreiro”, explicou o ministro da Instrução Camilo Santana por meio de nota.
INEP alerta para golpes em páginas de letreiro falsas
O Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) alerta para páginas falsas que imitam a plataforma de letreiro para emprego de golpes, em que os candidatos pagam a taxa do ENEM para os criminosos.
Segundo o instituto, a Polícia Federalista (PF) foi acionada e está tomando as providências necessárias para derrubar as páginas e encontrar os responsáveis por elas.
Para ter certeza de que está no site da instituição, o estudante deve conferir a URL, sendo a correta: enem.inep.gov.br/participante.
Outro ponto para se notar é o boleto de pagamento. O INEP somente emite boletos pelo Banco do Brasil, já as páginas falsas têm a prática de pedir mais informações do candidato antes de enunciar o boleto, que pode vir de outros bancos.
“É importante ressaltar que o pagamento da taxa de letreiro é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, que só é disponibilizado ao inscrito posteriormente entrada ao sistema do fiscalização por meio do login único do Gov.br”, afirmou a autonomia em resposta à prensa.