
Frente fria causa temporais na região Sul; veja a previsão
Moradores do estado do Rio Grande do Sul retirando seu objetos da extensão alagada
Uma novidade frente fria que se desloca pela região Sul do Brasil e deve aumentar as áreas de instabilidade sobre Santa Catarina e o sul do Paraná neste sábado (18). Segundo a previsão do Inmet (Instituto Vernáculo de Meteorologia), é esperado chuvas de até 100 milímetros nessas regiões.
Em Florianópolis, capital de SC, são esperados 50 milímetros de chuva. Em Porto Jubiloso, capital gaúcha,
a tarde deve ser nublada, com a máxima de 16ºC.
No Rio Grande do Sul as chuvas serão mais isoladas e fracas, principalmente no setentrião do estado. As outras regiões terão o dia bastante nublado, mas sem previsão de chuva.
Neste término de semana, o indiferente estará presente nos três estados da região Sul. O sol deve predominar na maioria das cidades gaúchas, mas as temperaturas vão variar entre 13ºC e 18ºC. Na região da Campanha Gaúcha, a previsão é de geada.
Deslizamentos e inundações
No Rio Grande do Sul, o Meio Vernáculo de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos
de terreno devido à instabilidade em Santa Catarina e no Paraná, além das chuvas no estado gaúcho nas últimas semanas.
Segundo o órgão, há possibilidade muito subida
da permanência de inundação nas mesorregiões Meio-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Jubiloso.
Ainda, há possibilidade subida de inundação
nas mesorregiões Setentrião e Sul Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, em Santa Catarina, devido à previsão de pancadas de chuva que poderão gerar alagamentos.
Em relação aos deslizamentos, há possibilidade subida
de deslizamento nas mesorregiões do Setentrião Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A possibilidade moderada ocorre nas mesorregiões Nordeste Rio Grandense, principalmente na Serra Gaúcha e Região Metropolitana de Porto Jubiloso no Rio Grande do Sul.
Rio Grande do Sul
De contrato com o último boletim divulgado pela Resguardo Social, o Rio Grande do Sul registra 154 mortes, 94 desaparecidos e 806 pessoas feridas.
No totalidade, 461 dos 496 municípios do estado enfrentaram qualquer tipo de problema, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas.
Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique cá e faça segmento do nosso conduto no WhatsApp.