
Filipinas: Meio milhão de pessoas buscam refúgio enquanto o supertufão Man-Yi atinge o país
Mais de meio milhão de pessoas foram retiradas de suas casas quando o Super Tufão Man-yi atingiu a costa leste de Catanduanes, Filipinas, no sábado (16).
Os ventos em até 260 km/h tornam Man-yi o equivalente a um furacão de categoria 5.
Mais de 500 milénio pessoas na região de Bicol do país foram esvaziadas, disse um solene de desastres à rádio DZRH, segundo a Reuters, no sábado.
Espera-se que esse número aumente. Pelo menos 26 milénio pessoas na província de Samar do Setentrião do país deixaram suas casas na sexta-feira (15) e no sábado, de consonância com a Filial de Notícias Filipina (PNA), administrada pelo governo do país.
Mais 18.000 pessoas foram retiradas preventivamente das províncias de Samar Oriental e Samar, informou a PNA. Os pacientes e funcionários do Hospital Distrital de Arteche de Samar Oriental foram retirados para a prefeitura da espaço.
Man-yi passou por uma rápida intensificação na sexta-feira, saltando de uma tempestade tropical para um supertufão na manhã de sábado.
O aumento de 88 km/h em 24 horas excede em muito a definição de rápida intensificação, que é de 56 km/h em 24 horas. Avisos de sinal 5 foram emitidos para a espaço de Catanduanes pela sucursal meteorológica das Filipinas PAGASA. Leste é o nível mais basta para avisos que podem ser emitidos.
O governador de Catanduanes, Joseph Boboy Cua, pediu “orações contínuas” pela espaço em uma postagem no Facebook, informou a PNA.
“Mais importante, oramos para que vocês não se esqueçam de Catanduanes. Apelamos para suas equipes de restauração de robustez, chamadas gratuitas e cabines de texto, doações em espécie, ajuda e atenção, principalmente depois que o tufão deixar o país”, disse ele na postagem do Facebook, de consonância com a PNA.
Man-yi será o quarto tufão a atingir as Filipinas em menos de duas semanas – facto que o país nunca viu antes, de consonância com uma estudo da CNN do banco de dados de furacões históricos da Gestão Oceânica e Atmosférica Pátrio.
Ao contrário dos três tufões anteriores, Man-yi estará mais ao sul, impactando um número muito maior de pessoas.
Depois de cruzar Catanduanes, Man-yi deve atingir uma região murado de 110 km a nordeste de Manila na tarde deste domingo (17).
A tempestade deve trazer vários metros de maré potencialmente catastrófica, ventos fortes generalizados e quedas de robustez, inundações severas e deslizamentos de terreno em uma tira significativa do leste de Luzon.
2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM