Ford F-150 Lightning: veja detalhes da picape elétrica exibida no Brasil
A Ford F-150 Lightning foi exibida ao público brasílico pela primeira vez no termo de semana pretérito. A picape 100% elétrica ficou exposta no estande da marca no Festival de Interlagos, evento que reuniu centenas de amantes de automóveis no mais famoso autódromo do país. Confira inferior os detalhes do veículo.
A Ford não tem previsão para o lançamento da novidade versão da picape no Brasil. Entretanto, as possibilidades não são remotas, visto que, nos últimos anos, a marca ampliou a gama de veículos que importa oficialmente para o país.
O “sobrenome” Lightning já foi utilizado na Ford F-150, em suas nona (1992-1997) e décima (1997-2004) gerações — tendo a última ficado mais conhecida graças à franquia “Velozes e Furiosos”. Na era, a versão Lightning se propunha a apresentar mais esportividade na estrada.
Versões
Atualmente, nos Estados Unidos, a Ford F-150 Lightning é oferecida em quatro versões: XLT, Flash, Lariat e Platinum, com a versão de ingressão partindo de US$ 63 milénio (murado de R$ 345 milénio).
Havia, em 2023, uma versão mais barata (PRO) que deixou de ser oferecida nas Lightning protótipo 2024.
Em termos tecnológicos, há poucas diferenças entre elas, e a versão de ingressão já vem muito completa (o que provavelmente denota uma estratégia da Ford para atrair compradores da F-150 “tradicional” e suas concorrentes para a Lightning).
Câmeras de estacionamento com visão 360º e assentos dianteiros elétricos com aquecimento são, por exemplo, itens de série em todas as versões.
Performance e autonomia
Enquanto a versão XLT vem equipada de série com a Standard Range Battery, que oferece autonomia de até 386 km, as demais versões, equipadas com a Extended Range Battery, tem autonomia de até 514 km.
A potência varia de 452 cv (Standard Range Battery) a 580 cv (Extended Range Battery). O torque é de 106 nm em todas as versões.
A capacidade de reboque da picape varia de 2.268 kg (na versão de ingressão) e vai até 3.855 kg na versão topo de traço. Há também um opcional que aumenta essa capacidade para 4.536 kg.
A Ford também oferece nessa picape uma função chamada Ford Home Backup Power, em que a picape funciona uma vez que um “powerbank”: se a mansão do proprietário permanecer sem fornecimento de virilidade elétrica, a picape pode abastecê-la por até dez dias.
Design
Poucos elementos visuais diferenciam a F-150 elétrica das demais. Além dos logos “Lightning” espalhados pelo veículo, a principal diferença está nos LEDs que vão de um lado a outro nos faróis e lanternas traseiras.
A grade frente também é sutilmente dissemelhante, já que a picape não tem a mesma premência de esfriamento de suas irmãs movidas à gasolina. Na frente, lugar onde, em picapes tradicionais, espera-se encontrar o motor à esbraseamento, a Lightning possui um porta-malas com capacidade para 400 L.
O design interno dá bastante destaque para os elementos tecnológicos, uma vez que o quadro 100% do dedo em TFT e a tela multimídia médio de 15,5 polegadas — maior que a disponível nas versões à esbraseamento.
Vendas e projeções
Embora a Ford F-150, somando todas as suas versões, tenha sido a picape mais vendida dos Estados Unidos em 2023 (750.789 unidades vendidas), somente 24.165 delas eram versões do protótipo Lightning. Ainda assim, ela foi a picape elétrica mais vendida do país em 2023.
Entretanto, esse reinado pode não insistir muito tempo. Embora a F-150 Lightning tenha se mantido no topo de vendas em 2023 (mesmo com eventuais problemas na calabouço produtiva), a marca teve queda nos lucros em 2024 e prevê prejuízo com VEs.
Outro fator que pode prejudicar as vendas da marca é a chegada ao mercado de um novo concorrente: a Tesla Cybertruck. Depois atrasos, a picape disruptiva da marca de Elon Musk iniciou sua produção no termo de 2023.
Compartilhe: