TCDF mantém suspensão de verbas para entidade que recupera dependentes químicos
O Tribunal de Contas do Região Federalista ( TCDF
) decidiu, em plenário nesta quarta-feira (17), manter suspensos os repasses de recursos à Organização da Sociedade Social (OSC) Salve a Si, sob comando de Henrique França.
A entidade faz trabalho social para facilitar dependentes químicos na recuperação, com recursos do Governo do Região Federalista ( GDF
). A organização chegou a ser aclamada uma vez que uma das mais sérias nesse trabalho, mas acabou sendo acusada de usar a mão de obra dos pacientes para, por exemplo, erigir a vivenda do principal gestor da instituição. Há ainda denúncias de falta de atendimento de profissionais aos assistidos do espaço.
No plenário do TCDF, o voto do relator André Clemente foi seguido pelos demais conselheiros, que destacaram os indícios de irregularidades da instituição.
Segundo Clemente, foram identificados “o ramal de finalidade de imóvel, utilização de mão de obra de acolhidos para finalidades diversas ao tratamento e a precarização dos atendimentos realizados pela OSC”.
Outrossim, o relator ressaltou que há um indicativo de dano ao tesouro, com os recursos previstos para repasse superando o montante de R$ 300 milénio.
Diante disso, Clemente enfatizou a premência de manter a suspensão dos repasses até que “tenha toda a prestação de contas e sobrevenha novidade deliberação desta golpe”.
O mentor determinou ainda a instauração de um processo administrativo no prazo de 30 dias para julgar a emprego de sanções à OSC Salve a Si.
Essa não é a primeira vez que o TCDF determina a suspensão dos repasses para a clínica. Em agosto do ano pretérito, a medida já havia sido tomada, acompanhada de uma inspeção in loco do corpo técnico da golpe.
A Salve a Si
tem sido fim de denúncias sobre desvios e precarização dos serviços de restauração prestados.
The post TCDF mantém suspensão de verbas para entidade que recupera dependentes químicos
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.