após socos, deputado foge com projeto de lei em Taiwan
Uma sessão no Parlamento de Taiwan
para votar um projeto de lei desfavorável ao governo terminou em uma luta generalizada nesta sexta-feira (17). Além da troca de socos entre os parlamentares, um deputado da base chegou a fugir com o documento da proposta. Assista ao final da material
.
A confusão aconteceu na capital da ilhota, em Taipé. Em imagens feitas por câmeras de segurança do Parlamento, é verosímil ver que deputados cercaram o orador, enquanto alguns políticos pularam nas mesas em procura de derrubar seu colega de Moradia.
A luta generalizada, inclusive, terminou com um deputado hospitalizado – ele caiu de cabeça no pavimento do plenário, e precisou transpor do sítio de ambulância. O estado de saúde dele não foi divulgado.
A proposta em questão se tratava de uma reforma legislativa de autoria do partido Kuomintang (KMT), da oposição. O projeto de lei visa dar mais poder de decisão ao Parlamento sobre o governo. Outrossim, o texto criminaliza deputados que darem declarações falsos, cláusula que gerou muita polêmica entre os políticos de Taiwan.
Toda a confusão também ocorre dias antes da posse do novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, eleito em janeiro. O caso aumenta a tensão do novo mandatário, do partido Ching-te, que não possui maioria no Parlamento taiwanês.
Posteriormente o entrevero, o partido do governo pediu desculpas pelo ato do deputado que fugiu com o projeto de lei. Ainda assim, o Ching-Te reforçou que a oposição está forçando a aprovação das propostas sem a consulta dos parlamentares da Moradia.
No Parlamento de Taiwan, inclusive, as confusões não são raras. Em 2004, por exemplo, o presidente chegou a ser agredido em uma luta por divergências ideológicas. Já em 2020, parlamentares do KMT jogaram tripas de porco no pavimento do Parlamento em um debate sobre a flexibilização das importações de músculos suína dos EUA.
Assista ao vídeo aquém:
Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique cá e faça segmento do nosso meio no WhatsApp