G20 Social: veja íntegra de declaração final da cúpula

A enunciação final da Cúpula Social do G20 foi finalizada neste sábado (16) e será entregue no início da tarde ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O documento reúne propostas da sociedade social, discutidas ao longo do ano no contextura da iniciativa. Os tópicos se dividem nos três eixos temáticos propostos pela presidência brasileira adiante do fórum: combate à penúria, à pobreza e à desigualdade; sustentabilidade, mudanças do clima e transição justa; e reforma da governança global.

Inédito, o G20 Social é uma iniciativa brasileira que procura incluir organizações não-governamentais nas discussões do fórum. O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que dará perpetuidade à proposta no ano que vem, quando assume a presidência do grupo, compareceu na cerimônia de fechamento da cúpula.

O G20 reúne 19 países (Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Uno, Rússia e Turquia), além da União Europeia e União Africana.

A cúpula social foi ensejo na quinta-feira (14), dando início a uma série de debates, conversas e mesas temáticas organizadas por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos, setor privado, dentre outros, do Brasil e do exterior.

A enunciação final será posteriormente entregue por Lula aos chefes de Governo e Estado que participam do G20 e as propostas serão analisadas para verosímil incorporação à Enunciação de Líderes — a ser apresentada em seguida a Cúpula de Líderes, que acontece na segunda (18) e terça-feira (19).

Leia a íntegra da enunciação final:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios