Frio perde força e temperaturas voltam a subir pelo país; veja previsão do tempo

A volume de ar de origem polar que provocou recordes de insensível no Núcleo-Sul do país nos últimos dias está se afastando, e as temperaturas já começam a subir na região nesta quinta-feira (15).

No Sudeste, a previsão é de calor em todas as capitais. As máximas previstas são de 28°C em Belo Horizonte, 27°C em São Paulo e 29°C no Rio de Janeiro. Em São Paulo, apesar do início do dia ainda insensível, com termômetros marcando 14°C, a temperatura deve subir consideravelmente ao longo do dia.

Os paulistanos devem se preparar para o chamado “efeito cebola”, saindo de vivenda agasalhados pela manhã, mas podendo tirar os casacos à tarde devido ao aumento da temperatura.

No termo de semana, o calor deve se intensificar ainda mais na capital paulista, com os termômetros podendo chegar aos 32°C no domingo.

No Rio de Janeiro, o cenário é de sol e firmamento azul até o termo de semana, com temperaturas próximas aos 30°C. A cidade não apresenta mais alerta de ressaca para a costa fluminense, indicando condições favoráveis para quem planeja ir à praia.

Sul e Núcleo-Oeste: contrastes climáticos

Na região Sul, as temperaturas sobem em relação aos últimos dias, mas permanecem amenas em algumas áreas. Florianópolis e Santa Helena, por exemplo, não devem ultrapassar os 22°C hoje, mantendo-se com máximas entre 23°C e 25°C até domingo. Curitiba é uma exceção, com previsão de 25°C hoje e até 29°C no termo de semana.

No Núcleo-Oeste, o destaque é o tempo muito sequioso, com índice de umidade aquém de 20% em algumas áreas, o que representa nível de alerta. Brasília e Cuiabá enfrentam baixa umidade, com madrugadas frias e tardes quentes. Em Cuiabá, a situação é ainda mais sátira, tendo registrado ontem umidade de exclusivamente 10%, a mais baixa entre as capitais do país.

Chuvas no Setentrião e no Nordeste

Enquanto o Núcleo-Sul esquenta, as regiões Setentrião e Nordeste devem registrar chuvas. As pancadas podem ser mais fortes entre o Amazonas e o Pará, além do litoral da Bahia. Em Salvador, a chuva ganha força e pode ocorrer a qualquer momento do dia.

Em Natal, no Rio Grande do Setentrião, a previsão é de chuva pela manhã, acompanhada de fortes rajadas de vento que podem atingir 70 km/h. A temperatura máxima na capital potiguar deve permanecer em torno dos 28°C.

Com a mudança no padrão climatológico, é importante que a população fique atenta às variações bruscas de temperatura e aos cuidados necessários em cada região, seja com o calor intenso ou com as chuvas previstas.

Os textos gerados por lucidez sintético na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique cá para saber mais.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios