
Flamengo x Vasco: veja cinco curiosidades sobre o clássico carioca
Flamengo e Vasco protagonizam um dos clássicos mais tradicionais do Brasil: o Clássico dos Milhões. Com 101 anos de história, esse duelo é repleto de momentos memoráveis e carrega toda a mística de uma das maiores rivalidades do futebol. As equipes vão se enfrentar neste domingo (15), às 18h30 (Brasília), no Maracanã. De histórias antigas a goleadas recentes, confira 5 curiosidades sobre esse “campeonato à secção”.
Primeiro Jogo Solene
O primeiro confronto entre Vasco e Flamengo ocorreu em 1923, pelo Campeonato Carioca. O Cruzmaltino saiu vitorioso, vencendo o jogo por 3 a 1.
Maior Goleada da História do Clássico
Em junho de 2024, o Flamengo aplicou a maior goleada da história do clássico com uma vitória de 6 a 1 sobre o Vasco no Maracanã. A partida, marcada pela estreia do treinador português Álvaro Pacheco, foi um verdadeiro pesadelo para o Cruzmaltino. O Rubro-Preto dominou todo jogo e fez a sarau com gols de Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Times já se encontraram na final da Despensa do Brasil
Flamengo e Vasco se enfrentaram na Despensa do Brasil, em 2006. Naquele ano, o clássico decidiu o título da competição. Com mando, o Flamengo conquistou o troféu ao vencer o primeiro jogo por 2 a 0 e o segundo por 1 a 0.
O lado do Maracanã
Quando o Maracanã foi inaugurado em 1950, ele se tornou o palco principal do futebol carioca. Uma das grandes questões era definir qual lado do estádio as torcidas ficariam, já que todos preferiam a sombra das arquibancadas para os jogos à tarde.
A solução foi que o vencedor do Campeonato Carioca daquele ano teria o recta de escolher seu lado no Maracanã. O Vasco venceu o campeonato e, desde logo, até 2013, quando o estádio passou a ser dirigido pelo Consórcio, sua torcida sempre ocupou o mesmo lado do estádio.
O vice-campeão foi o América, mas foram os rubro-negros que garantiram o lado esquerdo uma vez que seu espaço no palco do futebol.
Maiores ídolos dos clubes
Na dezena de 70, os principais ídolos dos clubes reacenderam a rivalidade nos duelos. Foi nesse período, com esses grandes craques em campo, que o clássico se consolidou uma vez que o “Clássico dos Milhões”, atraindo mais de 100 milénio espectadores ao Maracanã em muitos jogos, tudo para presenciar as batalhas entre Dinamite e Zico.