Super Mundial: Fifa avisa aos clubes as datas para envio da lista de inscritos
A Fifa enviou no final da semana passada um transmitido aos 31 clubes já confirmados no Super Mundial de Clubes informando as datas em que terão que mandar as listas provisórias e as definitivas dos jogadores inscritos.
O torneio será entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos, e resta uma vaga, que será de Atlético-MG ou Botafogo, quem lucrar a final da Libertadores em 30 de novembro, em Buenos Aires.
A lista provisória, que terá entre 26 e 50 nomes, tem que ser remetida à Fifa até 1º de março de 2025. É com base nesses nomes que os clubes definirão a relação definitiva, que pode ter até 35 inscritos, e que deverá ser enviada até 10 de junho do ano que vem, cinco dias antes do início da competição.
E aí há um pormenor: a Fifa criou uma janela extra de transferências exclusiva para os países que tiverem clubes no Super Mundial. A CBF adotou a regra, e as equipes poderão comprar novos atletas entre 2 de junho e 10 de junho de 2025. Dois desses reforços poderão ser incluídos na lista final de inscritos, mesmo eles não aparecendo na relação provisória enviada em março.
Ou por outra, será provável inscrever jogadores com a competição em curso, de 27 de junho a 3 de julho, um pouco que não é generalidade em torneios da Fifa.
Isso visa evitar que clubes fiquem com menos inscritos caso qualquer desportista tenha contrato encerrando durante o Mundial. Se isso ocorrer, também será necessária uma troca na lista de 35 inscritos, caso o limite tenha sido atingido antes do reforço chegar.
Nos últimos Mundiais de Clubes da Fifa, com o formato anterior, com sete participantes, o limite de inscritos foi 23 jogadores. Na Despensa do Mundo de Seleções de 2022, no Espiolhar, foram 26 atletas aptos a participar dos jogos. Ainda foi resquício da pandemia de Covid-19, que obrigou a Fifa a fazer ajustes em seus regulamentos para casos de contaminação.
Por isso, os clubes pediram à Fifa um número maior de inscritos do que os 23 tradicionais, até para uso melhor do elenco.
Houve entendimento de que as equipes trabalham com grupos que têm, em média, 35 jogadores durante toda a temporada. Por isso o ideal seria usar esse número no totalidade de inscritos, com limite de 26 aptos por partida, 11 em campo e 15 no banco, para melhorar também o nível técnico da competição dando mais opções aos treinadores.
Rumo aos Estados Unidos
Três brasileiros já estão dentro do Super Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores, respectivamente, entre 2021 e 2023. A América do Sul tem seis vagas, e os argentinos River Plate e Boca Juniors também já se garantiram via ranking elaborado pela Fifa com o desempenho das equipes nas quatro últimas edições da Libertadores, de 2021 a 2024.
A final da Despensa Libertadores de 2024 será entre Atlético e Botafogo, e quem vencer também se classifica para o Super Mundial. Será o último clube confirmado no campeonato, que já tem os outros 31 participantes anunciados.
O sorteio dos grupos será em 5 de dezembro, às 15h (de Brasília), em Miami. O formato desse sorteio não foi divulgado, mas é provável que a América do Sul tenha dois cabeças de chave. Confirmado isso seriam Flamengo e Palmeiras.
Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final, em formato semelhante ao da Despensa do Mundo de seleções.
Serão 12 estádios porquê sedes. A rombo está marcada para o Hard Rock Stadium em Miami, em 15 de junho de 2025, com o Inter Miami de Messi em campo. A final será no MetLife Stadium, na região de Novidade York, em 13 de julho.
O Seattle Sounders jogará seus três confrontos na período de grupos em seu campo, o Lumen Field, em Seattle, na Costa Oeste. Há somente um outro estádio nessa região, o Rose Bowl, próximo a Los Angeles.
Os 31 times já classificados para o Super Mundial:
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras – vencedor da Libertadores de 2021
- Flamengo – vencedor da Libertadores de 2022
- Fluminense – vencedor da Libertadores de 2023
- River Plate (Argentina) – via ranking
- Boca Juniors (Argentina) – via ranking
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- RB Salzburg – Áustria
Américas do Setentrião e Médio (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
- Pachuca – México
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Espérance – Tunísia
- Mamelodi Sundowns – África do Sul
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Ulsan Hyundai – Coreia do Sul
- Al Ain – Emirados Árabes
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Novidade Zelândia
País-sede (1 vaga)
- Inter Miami – Estados Unidos