Câmara aprova mudança para suspender deputados envolvidos em brigas

Redação GPS

Câmara aprova mudança para suspender deputados envolvidos em brigas

O plenário da Câmara dos Deputados
aprovou, na noite desta quarta-feira (12), uma modificação no regimento interno da Lar e que permite a suspensão de parlamentares envolvidos em brigas e discussões
, até que o Parecer de Moral avalie as representações contra os envolvidos.

“A medida é uma resposta necessária para frear a escalada de brigas cada vez mais frequentes na Câmara”, afirmou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, responsável da material.

A situação foi baseada em uma recontro generalizada e que quase envolveu agressões físicas entre os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), André Janones (Avante-MG) e Zé Trovão (PL-SP), durante a sessão do Parecer de Moral que arquivou uma representação contra Janones.

Dissemelhante do texto original proposto pela mesa diretora, a mudança aprovada prevê que, em até cinco dias em seguida o ocorrido, a decisão sobre a suspensão temporária do parlamentar será de responsabilidade do Parecer de Moral e Decoro Parlamentar, formado por 21 deputados.

Para o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), a proposta inicial era uma vez que um “AI 5 de Arthur Lira”, mas ao longo do dia o texto foi ajustado e até mesmo o seu partido decidiu votar favoravelmente à medida. Braga, que já se envolveu em confusões na Câmara, foi um dos parlamentares que tiveram suas atitudes questionadas.

A modificação ainda contempla a possibilidade de o presidente da Câmara propor a suspensão do procuração parlamentar, assim uma vez que os proventos, em casos urgentes, sem a urgência de consulta aos demais membros da mesa diretora.

Ou por outra, se o Parecer de Moral não se pronunciar dentro do prazo estabelecido, a questão poderá ser levada diretamente ao plenário da Lar para avaliação dos deputados.

The post Câmara aprova mudança para suspender deputados envolvidos em brigas
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios