
Novembro Azul: conheça 5 obras que retratam câncer de próstata
O cancro de próstata é o segundo mais geral entre os homens no Brasil, ficando detrás somente do cancro de pele não melanoma, de consonância com o Ministério da Saúde. Para conscientizar sobre a doença e a prestígio do diagnóstico precoce, a campanha Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011.
Apesar da subida incidência da doença — de consonância com a Saúde, é o segundo tipo mais geral em valores absolutos considerando ambos os sexos –, ainda existe preconceito entre os homens relação ao fiscalização de toque retal, uma das principais formas de detectar a doença precocemente na população de risco.
Uma das formas de superar esse tropeço e promover maior conhecimento e conscientização sobre a doença é através da leitura e de obras de audiovisual que falam sobre o tema. Em 2023, por exemplo, uma esquete do ducto Porta dos Fundos estrelada por Antônio Fagundes viralizou e recebeu milhões de visualizações.
No vídeo, o ator trata de forma direta e bem-humorada a premência de os homens romperem com o preconceito em torno do fiscalização de toque retal. “Quando é que você vai liberar esse cu aí?”, pergunta o artista na produção, ao se referir à prestígio do teste.
A seguir, a CNN lista cinco obras que falam sobre cancro de próstata — alguns de forma mais informal e bem-humorada, outras de maneira técnica e séria. Confira.
1. “Sem pânico do dedo”, de Mirandolino Batista Mariano e Gilvan Neiva da Fonseca (livro)
“Sem pânico do dedo: Tudo o que o varão deve saber sobre a próstata” é um livro de autoria dos médicos Mirandolino Batista Mariano, gerente do Serviço de Urologia da Santa Vivenda de Misericórdia de Porto Satisfeito, e Gilvan Neiva da Fonseca, professor da Universidade Federalista de Goiás.
A obra informa e educa, por meio de informações científicas apresentadas em linguagem simples e didática, o que é a próstata, o fiscalização de PSA, a biópsia e doenças que estão relacionadas à próstata, incluindo o cancro. O livro também procura mudar a cultura do varão que evita o fiscalização de toque retal por preconceito e aumentar a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina.

- Título: “Sem pânico do dedo: Tudo o que o varão deve saber sobre a próstata”
- Autores: Mirandolino Batista Mariano e Gilvan Neiva da Fonseca
- Editora: Imagine Editorial
- Ano: 2014
2. “Vencer o cancro de próstata”, de Fernando Cotait Maluf (livro)
Com objetivo de orientar a população brasileira sobre o cancro de próstata, o oncologista Fernando Cotait Maluf editou o livro “Vencer o cancro de próstata” junto com outros profissionais da superfície médica.
A obra descreve os principais males da próstata no formato de perguntas e respostas, com foco principal no cancro. Ao longo do livro, a doença é abordada em seus diferentes aspectos, dos fatores de risco ao diagnóstico e tratamento.

- Título: “Vencer o Cancro de Próstata: Evitar, Tratar, Remediar”
- Responsável: Fernando Cotait Maluf
- Editora: Dendrix
- Ano: 2014
3. “Venci o cancro de próstata”, de Juliano Statdlober (livro)
Nesta obra, Juliano Statdlober traz sua experiência com o cancro de próstata porquê forma de conscientizar e prestar suporte a outros pacientes, seus familiares e conhecidos.
O livro traz memórias do responsável em sua luta contra o cancro e informações sobre a prestígio do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento, além de respostas importantes para quem também foi diagnosticado com a doença.

- Título: “Venci o cancro de próstata: do inferno ao paraíso em 72 dias”
- Responsável: Juliano Statdlober
- Ano: 2019
- Editora: Independente
4. “De varão para varão”, de Michel Korda (livro)
Em 1994, Michel Korda recebeu o diagnóstico de cancro de próstata. No livro “De varão para varão“, o responsável conta as experiências pelas quais ele e sua esposa passaram durante o tratamento e o que eles aprenderam sobre a doença.

- Título: “De varão para varão: sobrevivendo ao cancro da próstata”
- Responsável: Michael Korda
- Ano: 1997
- Editora: Martins Fontes
5. “O Método Kominsky” (série)
A série “O Método Kominsky” acompanha dois amigos na terceira idade lidando com questões de saúde, trabalho e família. O protagonista, Sandy Kominsky (Michael Douglas), sempre sonhou em depreender a notabilidade em Hollywood, mas teve somente um momento de sucesso. Agora, dá lição para atores iniciantes com um método próprio de ensino. Seu melhor companheiro, Normal Newlander (Alan Arkin) é, também, seu agente.
Na produção, que foi vencedora do Mundo de Ouro, Sandy luta contra o cancro de próstata, mas o tema é retratado de forma ligeiro e divertida. A série está disponível na Netflix.
Novembro Azul: veja 5 sintomas do cancro de próstata