
Drones russos atacam sistema de energia na cidade da região de Sumy, diz Ucrânia
Drones russos infligiram danos significativos à infraestrutura energética da cidade de Konotop, no setentrião da Ucrânia, em um ataque noturno que feriu pelo menos 14 pessoas e cortou a eletricidade do assentamento, disseram autoridades locais nesta quinta-feira (12).
Um vídeo divulgado pelo Serviço de Emergência da Ucrânia mostrou equipes de resgate e bombeiros trabalhando no lugar de um prédio em chamas. A Reuters conseguiu confirmar a localização da frontispício do prédio, do poste e das janelas que correspondem às imagens de satélite e às imagens da rua. A data não pôde ser verificada.
As equipes de resgate estavam trabalhando para restaurar a pujança na cidade, que tinha uma população pré-guerra de tapume de 83 milénio habitantes. Autoridades regionais disseram que houve 10 explosões durante o ataque e o major Artem Semenikhin disse que o sistema de pujança estava em estado crítico.
Konotop está na região de Sumy, que tem sido particularmente visada pela Rússia nas últimas semanas, depois de a Ucrânia ter usado a região porquê palco para uma invasão surpresa na Rússia no mês pretérito.
O ataque a Konotop fez secção de um ataque russo mais largo usando 64 drones, disse a Força Aérea. Os militares disseram, também, ter alquebrado 44 deles em nove regiões diferentes.
Tais ataques tornaram-se ocorrências regulares, quase sempre à noite, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Semenikhin disse que as autoridades em Konotop não sabiam quando a pujança seria restaurada e planejavam fornecer chuva de hora em hora.
O ataque também danificou sete prédios residenciais, instituições médicas e educacionais, uma loja, um banco e um trecho da risca de bonde da cidade, disseram promotores regionais e autoridades locais.
Veja o que sabemos sobre a invasão da Ucrânia em território russo