cão morreu dentro de avião que decolou de Fortaleza, diz polícia
A Polícia Social de Guarulhos (SP)
concluiu a investigação do caso Joca
, cão de 5 anos que morreu em seguida um erro de serviço de transporte de animais da companhia aérea Gol. De negócio com o relatório final, o cachorro veio a óbito em voo de Fortaleza (CE) para São Paulo.
Em 22 de abril deste ano, Joca deveria transpor do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com rumo a Sinop (MT). Porém, um erro da GOLLOG, empresa da Gol, colocou o Golden Retriever de 5 anos numa avião com rumo para Fortaleza. Mal constatou o erro, a companhia colocou o bicho num voo para São Paulo, onde ele morreu.
Desta forma, a viagem do Gold Retriever, que deveria ser de 2h30, passou para 8 horas. Segundo o relatório da investigação, o cão permaneceu em Fortaleza por murado de 40 minutos e a morte ocorreu no interno da avião, no retorno a SP.
Motivo da morte
Na semana passada, um laudo emitido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) determinou que a motivo da morte do cão Joca foi choque cardiogênico. Esta exigência ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
A veterinária Fátima Martins apontou que o choque cardiogênico foi consequência da hipertermia (elevação da temperatura corporal) que Joca sofreu e, por isso, houve a paragem cardiorrespiratória.
Ela explicou que os órgãos de Joca mostraram sinais de falta de oxigenação devido à hipertermia, que causou um quadro de estresse e desidratação, exacerbando suas condições cardíacas preexistentes.
“O próprio estresse que ele passou já poderia levar a óbito. E o estresse seguido de desidratação com as comorbidades que ele tinha, e vivia muito muito com elas e não era limitante, ele não teria morrido. Ele tinha alterações cardíacas, porém o agravante foi a hipertermia que levou a desidratação e o choque hipovolêmico”, explicou a profissional.
Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique cá e faça secção do nosso meato no WhatsApp.